O Outubro Rosa é uma campanha mundial que traz à tona a conscientização e prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais mata mulheres no mundo.

O mês de outubro é a data que traz pautas importantes de discussão à sociedade, o movimento de conscientização internacional levanta a importância da prevenção do câncer de mama por meio dos exames de mamografia e autoexame.

 

A campanha que se tornou popular no mundo inteiro tem o propósito de alertar a população sobre a alta incidência da doença, principalmente, entre as mulheres, sendo um período onde as clínicas, centros médicos e hospitais em todo o país se mobilizam para uma comunicação mais efetiva e especial para a conscientização acerca dessa doença.

 

O movimento é muito valorizado pelos profissionais de saúde que buscam fixar o entendimento na população sobre a importância das visitas regulares ao médico a fim de prevenir, identificar e tratar de forma prematura o câncer de mama. 

 

A doença atinge milhares de mulheres no Brasil, por isso, com o intuito de informar a população sobre a importância dessa campanha, elaboramos esse conteúdo que visa disseminar conteúdo relevante sobre a saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama.

 

O movimento de conscientização sobre o câncer de mama

A conscientização das pessoas em relação ao câncer de mama passou a ser pauta de relevância na sociedade a partir da década de 90, em Nova Iorque, por meio da organização de uma corrida planejada pela Fundação Susan G. Komen For The Cure.

O grande intuito do movimento era arrecadar dinheiro para melhor divulgar informações a respeito da doença, onde todos os participantes usaram, na altura do peito, um laço cor de rosa. 

Não se fazia ideia, na época, que o laço rosa teria tamanha importância para o movimento. 

A campanha do outubro rosa teve sua primeira aparição no Brasil no ano de 2002 quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também denominado de Obelisco do Ibirapuera, situado no estado de São Paulo, recebeu uma iluminação cor de rosa durante todo o mês de outubro. 

A partir de então, o movimento tem sido cada vez mais abraçado pela população brasileira e tem se tornado cada vez mais relevante.

A criação do outubro rosa teve como principal objetivo alertar toda a população, pois, os homens também são acometidos pelo câncer de mama, mesmo que em menor porcentagem.

Ademais, a campanha também visa incentivar o autoexame das mamas. A técnica é ensinada por diversos profissionais da saúde e em campanhas em favor do movimento, onde a mulher consegue, através do toque, identificar se há alguma espécie de caroço na região analisada.

A importância do diagnóstico precoce

 

Os primeiros tratamentos documentados sobre o câncer de mama são encontrados em registros muito antigos das culturas egípcia e grega, na época mulheres acometidas por essa enfermidade tinham a mama amputada por meio de um tratamento extremamente cruel e doloroso.

 

As mutilações e o terror vivido antigamente deixaram de ser necessários a muito tempo com o avanço das tecnologias e tratamentos de saúde. 

 

Porém, o tratamento de câncer de mama depende diretamente da identificação prévia da doença a fim de conservar a qualidade de vida e diminuir os impactos psicológicos da cirurgia.

 

A Mastologia é a especialidade médica responsável por estudar as glândulas mamárias, o médico especialista nessa área médica tem papel importante no tratamento do câncer de mama.

 

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer, assim como o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás, somente, do câncer de pele não melanoma. 

 

Embora os médicos reconheçam que são raros, os casos em que o homem desenvolve câncer de mama, são existentes. Contudo, há uma possibilidade de cura muito mais alta do que nas mulheres, principalmente, quando o câncer é descoberto em um estágio precoce.

Então homens e mulheres têm o mesmo câncer?

 

Sim e não! O câncer de mama, assim como outras doenças, possui variações. À vista disso, a evolução vai variar de acordo com o organismo biológico de um indivíduo para o outro, do mesmo modo que o comportamento distinto de cada tipo de tumor, podendo este se desenvolver de forma extremamente rápida ou gradual.

A identificação precoce do câncer de mama permite também o reconhecimento do tipo de tumor a fim de ser elaborado um protocolo de tratamento mais eficaz para a doença.

E o que é o câncer de mama?

O câncer de mama se origina graças a uma multiplicação de células anormais no tecido mamário, estas constituem um tumor maligno. 

Muito comum em mulheres acima dos 40 anos, o problema acontece devido à exposição ao hormônio estrógeno que está no auge com a chegada dessa fase na vida da mulher. A partir dos 50 anos, o risco pode ser ainda maior.

 

A obesidade, principalmente em mulheres após a menopausa, é outro grande fator de risco, pois o tecido gorduroso passa a atuar como uma fábrica de hormônios. 

A menstruação precoce também pode influenciar na vida das mulheres, pois é no início desse período que o corpo feminino passa a produzir quantidades ainda maiores do estrógeno, isso faz com que o hormônio fique mais exposto no organismo por mais tempo ao decorrer da vida.

Em seu estágio inicial, o câncer provavelmente passa despercebido durante um autoexame, mas com o tempo, pode aumentar de tamanho e progredir para outros locais do corpo humano.

Os sintomas podem variar de acordo com o tamanho e estágio do tumor, fazendo com que nem sempre apresente sinais. 

Quando é possível senti-lo apenas com um toque, pode significar que o tumor já está com uma lesão muito grande. Por isso, é importante fazer a mamografia com frequência para, caso diagnosticado com tumor maligno, o tratamento seja iniciado rapidamente.

Além desses pequenos tumores, é possível que a região apresente vermelhidão, dor na axila e região e até mesmo secreção pelos mamilos.

Tem cura?

O câncer de mama tem sim cura, porém, tudo vai depender do tipo de câncer detectado e em qual estágio foi identificado, pois quanto mais cedo é iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.

É de suma importância que as mulheres realizem exames periódicos como formas de prevenção do câncer de mama, a recomendação é que o exame preventivo de mama seja realizado pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade e 35 anos de idade para mulheres com histórico familiar de câncer de mama.

O tratamento de câncer de mama varia de acordo com o estágio do problema, que pode ir desde a quimioterapia, até a cirurgia de remoção do tumor. Em alguns casos, o médico pode incluir acompanhamento terapêutico.

Exames que ajudam a prevenir o câncer de mama

A forma mais eficaz de se prevenir contra o câncer de mama é com a realização periódica de dois exames: autoexame e mamografia.

Autoexame

A maior parte dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres através da auto examinação das mamas, as alterações na região são facilmente percebidas pois destoam das características físicas comuns dos seios conhecidas pela mulher. 

 

A realização do autoexame dos seios deve seguir os seguintes passos:

 

  1. Fique em pé

  2. Levante seu braço esquerdo e apoie sobre a cabeça

  3. Com a mão direita examine a mama esquerda

  4. Examine toda a região do seio cuidadosamente

  5. Faça movimentos circulares em todo o seio de cima para baixo

  6. Repita os movimentos na outra mama

 

Um cuidado simples que pode ser realizado de forma rápida que é capaz de interferir diretamente na qualidade de vida.

 

Mamografia

O exame de mamografia é fundamental pois identifica o câncer de mama em sua forma inicial, sendo o tratamento que mais é incentivado durante a campanha do Outubro Rosa. 

 

A mamografia digital é o resultado de avanços tecnológicos que proporcionam uma percepção mais ampla da região mamária, permitindo estudo detalhado sobre os seios e suas estruturas. 

 

No Centro Médico Matsumoto todos os pacientes têm acesso a essa tecnologia, as inovações em saúde são fundamentais para a identificação do câncer de mama e de várias outras doenças. 

 

Faça sua mamografia no Centro Médico Matsumoto

A conscientização sobre o câncer de mama é a maior arma no combate contra essa doença que afeta a qualidade de vida de milhares de brasileiros e brasileiras. 

 

O Centro Médico Matsumoto entende a importância desse movimento e atende todas as mulheres e homens com atenção e cuidado a fim de propiciar o melhor atendimento e tratamento.

 

A identificação precoce da doença é o ponto chave para alcançar a cura de forma efetiva. 

 

Cuide da sua saúde, faça sua mamografia digital no Centro Médico Matsumoto e apoie esse movimento de relevância mundial. 

 

Entre em contato conosco. 

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail