Dia 2 de Abril é considerado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo. Esta data serve para auxiliar a percepção da população mundial sobre o autismo, transtorno no desenvolvimento do cérebro que aflige cerca de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo.
O que é o Autismo?
O autismo faz parte de um conjunto de doenças do desenvolvimento cerebral conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” ou TEA.
São sintomas do autismo:
- Fobias
- Agressividade
- Dificuldades de aprendizagem
- Dificuldades de relacionamento
- Outros
Contudo, é preciso ressaltar que o autismo é único para cada pessoa, tendo diversos níveis diferentes, incluindo pessoas que apresentam o transtorno, mas não possuem nenhum tipo de atraso mental.
Quais são os níveis no espectro?
Pertencente a um grupo de desordens cerebrais conhecido como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), o autismo ainda é muito pouco conhecido tanto pela medicina quanto pela ciência de um modo geral. Foi descrito pela primeira vez em 1943 e incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial da Saúde como transtorno invasivo do desenvolvimento somente em 1993.
Existem vários níveis dentro do espectro autista, e dentro dessas variações podem ser encontrados casos com sérios comprometimentos do cérebro, mas também há casos raros em que a pessoa apresenta diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (tipo leve de autismo), que foi atribuído inclusive a gênios como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein.
Ao redor do mundo existem muitas pesquisas que tentam descobrir causas, intervenções com mais eficácia e a tão sonhada cura. Nos dias atuais há diversos tratamentos que podem oferecer uma qualidade de vida sensivelmente melhor para a pessoa com autismo.
Dia Mundial do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo teve sua origem em 18 de dezembro de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de despertar as sociedades e governantes sobre essa doença, fazendo com que preconceitos fossem derrubados e a população fosse esclarecida.
No Brasil
O Dia Mundial do Autismo no Brasil é comemorado com eventos públicos, como palestras, por exemplo, que ocorrem em várias cidades do país, com o objetivo de conscientizar e informar as pessoas sobre a doença, e como lidar com uma pessoa com autismo.
No dia 2 de abril, diversos pontos turísticos do Brasil são iluminados de azul, para simbolizar o Autismo.