id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Urofluxometria | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Urofluxometria

             *Este exame pode ser encontrado nas unidades de Sobradinho - DF e Formosa - GO*



O trato urinário é responsável por filtrar 24 horas por dia qualquer toxina ou substâncias impuras encontradas no sangue, eliminando-as do organismo através da urina.

 

Ter um cuidado especial com a bexiga, rins, uretra faz toda a diferença e pode prevenir uma pessoa de inúmeras doenças. No Centro Médico Matsumoto realizamos consultas e exames específicos, incluindo o exame de Urofluxometria.

 

O exame de urofluxometria permite avaliar a rapidez com que a urina é expelida da bexiga, bem como o volume de urina eliminada durante esse processo. Em poucas palavras, ele permite medir o fluxo urinário.

 

Geralmente esse procedimento é solicitado por médicos urologistas quando o paciente relata sentir os seguintes sintomas:

 

?     Dor ou ardência ao urinar;

?     Dor na pelve;

?     Incontinência urinária;

?     Infecção urinária de repetição;

?     Vontade de urinar a todo momento;

?     Dificuldades ou dor ao urinar;

?     Dificuldades em esvaziar por completo a bexiga;

 

Esses sintomas podem ser ocasionados por diferentes patologias. Por isso se faz necessário o exame de urofluxometria. Dentre as patologias estão:

 

?     Infecção urinária de repetição;

?     Hiperplasia benigna de próstata (aumento da glândula da próstata);

?     Hipocontratilidade do detrusor (esvaziamento prolongado ou incompleto de urina);

?     Estenose da uretra (estreitamento do canal da uretra resultando na diminuição ou interrupção do fluxo urinário);

 

É preciso realizar algum preparo antes do exame?

 

O único preparo é realizado minutos antes do paciente entrar para o exame. É aconselhado que ele tome cerca de meio litro de água e esteja com a bexiga cheia.

 

Durante o teste é fundamental que o paciente tenha vontade própria de urinar, mas que não esteja com uma vontade fora do normal, se não precisará expulsar uma pequena quantidade de urina para dar continuidade ao exame.

 

Como ele é feito?

 

O paciente deve urinar num recipiente que faz parte do equipamento que realizará os resultados através de sensores acoplados a um computador. As mulheres devem urinar sentadas e os homens de pé, imitando a forma como as pessoas urinam normalmente.

 

Logo em seguida os dados já são computadorizados e os resultados são obtidos por meio de gráficos que demonstram as alterações de fluxo em cada segundo. Esse exame não consegue avaliar o resíduo pós-miccional, que se refere a urina que restou na bexiga. Se isso for necessário, o médico precisa utilizar um aparelho que faz essa medição chamado Bladder Scanner.

 

O procedimento não causa nenhuma dor no paciente e demora em média 10 minutos ou o tempo que o paciente leva a urinar.

 

Aqui no Centro Médico Matsumoto nós temos especialidade neste e em mais de 100 tipos de exames e procedimentos.

 

Agende uma consulta ou exame conosco. Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.