id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Tonometria | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa


Tonometria


                            *Este exame pode ser encontrado na unidade Sobradinho - DF*

 

Nós já sabemos que a visão é um dos sentidos mais utilizados pelo ser humano em toda a sua vida. Ela é muito importante, pois nos permite enxergar o mundo, as pessoas e toda a beleza e cores da vida! Justamente por isso é preciso cuidar da saúde dos seus olhos.

 

Mas você sabia que não existe apenas a pressão alta causada pela força do sangue contra as artérias como conhecemos? Os olhos também podem sofrer aumento de pressões do globo ocular e essa alteração é chamada de Glaucoma.

 

Infelizmente, de acordo com dados do censo de 2010, o glaucoma está entre uma das doenças que mais levam à cegueira se não tratada precocemente.

 

Pensando nisso, o Centro Médico Matsumoto tem especialidade em procedimentos e exames de visão, inclusive para tratar e prevenir o Glaucoma, como o exame de Tonometria. As chances de você já ter realizado esse procedimento são grandes, mas você nem sabe.

 

A tonometria é apenas um dos exames que cuida e previne a saúde dos olhos. Ela consegue medir a pressão intraocular com precisão.

 

O exame é rápido e indolor, devendo ser realizado sempre que o paciente vai ao oftalmologista, podendo ser feito de 3 formas distintas, mas todas eficientes:

 

1.    Tonometria a ar: nesse tipo de exame o paciente senta-se em frente ao aparelho e posiciona os olhos no local indicado. O equipamento solta um jato de ar contra o globo ocular do paciente, fornecendo em segundos o valor medido da pressão. Não há dor nenhuma, apenas a sensação de um ‘vento’ nos olhos.

2.    Aplanação: Nesse tipo de procedimento é necessário que o paciente aplique colírio anestésico, pois um aparelho chamado tonômetro de Goldmann é utilizado para medir a força necessária para achatar a córnea.

3.    Manual: É realizada pelo próprio médico que coloca os dois dedos indicadores na pálpebra do paciente para realizar a medição da pressão. Especialista afirmam que esse é o método mais preciso, mas que não é indicado para crianças, pois o paciente precisa ficar parado para se obter o resultado correto.

 

Para se entender como esses exames consegue medir a pressão intraocular, basta pensar em vibrações. O aparelho ou o médico realiza pequenas vibrações que medem a ‘firmeza’ do olho. Uma pressão intraocular normalmente varia de 10 a 20 mmHg (milímetros de mercúrio).

 

A indicação mais adequada desse exame é que pessoas acima dos 40 anos realizem periodicamente o exame. Isso vale também para quem já sofre com o glaucoma precocemente. Contudo, muitos médicos fazem a medição em todas as consultas oftalmológicas.

 

Conseguiu entender um pouco mais sobre a importância desse exame e de cuidar da saúde dos seus olhos?

 

Agende uma consulta ou exame no Centro Médico Matsumoto.

 

Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.