id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Phmetria Esofágica | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

PHmetria esofágica

 

                        *Esse exame pode ser encontrado somente na unidade de Sobradinho - DF*



O Centro Médico Matsumoto está preparado para a realização de uma grande quantidade de
exames e procedimentos, até aqueles que poucas pessoas conhecem por nome, como a Phmetria Esofágica.

 

Esse exame costuma causar estranhamento e até medo em inúmeras pessoas, fato que acaba impedindo muitas de realizar o procedimento, mesmo quando ele é preciso.

 

Mas o que é a Phmetria Esofágica e qual o seu objetivo?

 

Esse exame é comumente realizado para medir a acidez (pH - potencial hidrogeniônico) do refluxo ácido do estômago para o esôfago e faringe, ajudando a descobrir alguns casos de dor ou complicações relatadas por um paciente, como:

 

?     Dor torácica;

?     Tosse crônica;

?     Refluxo gastresofágico;

?     Regurgitação alimentar (refluxo de comida sem náuseas ou contrações dos músculos do abdômen);

?     Disfagia (dificuldades para engolir);

?     Dor para engolir;

?     Vômitos ou náuseas constantes;

 

Além disso, a phmetria esofágica é um exame realizado como pré-operatório de algumas cirurgias como a cirurgia de hérnia de hiato.

 

Por mais simples que seja, o procedimento realmente pode causar um pouco de desconforto e impossibilita passageiramente algumas tarefas do dia a dia, pois é necessário que por 24 horas contínuas o paciente fique com uma sonda inserida pelo nariz, chegando até a faringe. Deve ser feito também um jejum de ao menos 4 horas que antecedem o exame.

 

Contudo, não há motivos para ter medo. Para a realização do procedimento o médico insere uma anestesia local no nariz e garganta do paciente para facilitar a passagem da sonda. Durante o processo é pedido que ele realize os movimentos de engolir para que a sonda passe até o estômago com facilidade e sem machucar. Depois de inserida ela é conectada a um Holter (dispositivo portátil responsável por realizar a medição do pH), que fica guardado em uma bolsa na altura da cintura.

 

Durante as 24 horas não se deve ingerir alimentos quentes, café, chás pretos ou bebidas que contém gás, frutas cítricas, bebidas alcoólicas ou fumar. Vale ressaltar também que as atividades cotidianas enquanto o paciente está com a sonda devem parecidas com as quais ele realiza diariamente.

 

O procedimento exige alguns cuidados do paciente: enquanto ele estiver com a sonda é preciso registrar corretamente os horários em que se alimentou, se sentiu algum sintoma, que horas dormiu ou levantou e o que mais o médico instruir. Além disso o paciente não pode tomar banho nem realizar atividades físicas.

 

Essas instruções são muito importantes de serem seguidas corretamente, pois garantirão resultados corretos e auxiliarão o médico para avaliar quais cuidados posteriores serão adotados.

 

A retirada da sonda leva até 5 minutos e o paciente pode sentir um leve incômodo no nariz e garganta, podendo ficar com um pouco de irritação passageira.

 

Os resultados são obtidos dentro de 7 dias, pois os dados gravados pelo Holter precisam ser computadorizados e analisados em conjunto com o diário escrito pelo paciente.

 

Não tenha medo do exame. Lembre-se que sua saúde é muito importante!

 

Ficou com alguma dúvida sobre a Phmetria Esofágica?

 

Fale com o seu médico e entre em contato conosco. Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.