id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Peniscopia | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Peniscopia

 

          *Esse exame pode ser encontrado nas unidades de Sobradinho - DF e Formosa - GO*

Você sabia que assim como os exames de Papanicolau realizado em mulheres, existe também um exame específico para cuidar da saúde genital do homem? Ele se chama Peniscopia e é bem importante de ser realizado.

 

O exame de peniscopia auxilia como diagnóstico para analisar possíveis lesões ou alterações imperceptíveis a olho nu que podem estar presentes no pênis, escroto ou região perianal do homem.

 

Esse procedimento é considerado bem completo pelos médicos urologistas para conseguir diagnosticar doenças como HPV (Vírus do Papiloma Humano), candidíase, herpes ou outras infecções silenciosas que são sexualmente transmissíveis.

 

Nos homens o HPV não costuma se manifestar como quando afetam as mulheres e muitas vezes eles não sabem que podem estar com a doença.

 

Entenda como ele funciona:

 

1.    Como o exame é realizado?

 

   Ele é bem simples e pode ser realizado no próprio consultório médico. Por cerca de 10 minutos o médico cobre o pênis do paciente com uma compressa de ácido acético. Posteriormente ele retira essa compressa e com o auxílio do peniscópio (aparelho com lentes que são capazes de aumentar até 40 vezes a imagem) é possível encontrar verrugas ou outras alterações no órgão. Nesse caso o médico precisa realizar uma biópsia para identificar e analisar se o micro-organismo presente é benigno ou maligno. Para isso é aplicada uma anestesia local, fazendo com que o paciente não sinta dor alguma;

2.    Quando esse exame é indicado?

 

   Como os sintomas de HPV são raros em homens, é indicado que aqueles que andam com mais de uma parceira sexual ou que esta esteja com o vírus, realizar o exame;

3.    Esse exame precisa de algum preparo?

 

    Sim! O homem não deve ter contatos íntimos por três dias antes do exame, não pode passar nenhuma pomada e nem lavar o genital antes do procedimento e ele precisa aparar os pelos pubianos para ajudar na análise.

 

É importante lembrar que existe uma vacina contra o HPV. Ela protege o homem contra o surgimento de verrugas genitais e até o câncer anal. No entanto, ela deve ser tomada por pessoas que não estejam infectadas com o vírus.

 

O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza gratuitamente a vacina para meninos de 12 e 13 anos, objetivando protegê-los do vírus ainda crianças, antes de darem início a sua vida sexual.

 

Aqui no Centro Médico Matsumoto nós realizamos este exame e mais uma variedade de outros exames e procedimentos. Entre em contato com a nossa equipe para agendar uma consulta.

 

Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.