id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> P 300 | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

P-300

               


                *Esse exame pode ser encontrado nas unidade de Sobradinho - DF e Formosa - GO*

 

No Centro Médico Matsumoto, oferecemos uma grande quantidade  de exames e procedimentos e exames para você, incluindo exames auditivos ou relacionados ao ouvido. O P-300 é um desses exames.

 

O P300, ou o Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência é um exame realizado para auxiliar na análise do processamento auditivo central.

 

Mas o que é processamento auditivo central?

 

Também conhecido como PAC, esse processamento refere-se ao conjunto de habilidades auditivas realizadas pelo Sistema Nervoso Central (SNC) que interpreta informações que chegam por meio da audição.

 

Antes de continuar, vamos entender melhor os três componentes do sistema auditivo e quais as suas funções:

 

1.    Componente condutivo: é composto pela orelha externa e orelha média. Juntas elas têm a função de conduzir o som captado no meio externo (aéreo) para o meio interno (líquido). Além disso, protegem a cóclea de sons muito fortes que poderiam causar danos;

2.    Componente sensorial: constituído pela cóclea, que tem como função transformar um impulso sonoro em um impulso elétrico. É por meio da cóclea que as informações sensoriais são transmitidas até o córtex;

3.    Componente neural: é aqui que se recebe, analisa e programa-se uma resposta. Esse componente só é completamente ‘terminado’ depois que o bebê nasce, pois, a partir do nascimento que ele começa a ter experiências sonoras;

 

O exame avalia esses processos ocorridos no córtex cerebral relacionados à cognição, memória e atenção auditiva.

 
Para quem ele é indicado?

 

Esse exame geralmente é indicado para pacientes que apresentem suspeitas de lesão auditiva central. Quem está com essa lesão pode ter dificuldades de entender a informação auditiva, apresentar atrasos de linguagem, hiperatividade, déficit de atenção ou de aprendizagem.

 

Além disso ele é indicado também para prevenir ou diagnosticar precocemente possíveis alterações neurológicas.

 
Como o P-300 é feito?

 

O procedimento é realizado através de eletrodos posicionados na superfície do crânio. Durante o processo o paciente é exposto a dois estímulos acústicos em diferentes frequências: um permanece presente durante todo o exame e o outro é intermitente e raro. Estes estímulos devem ser identificados explicados ao médico no fim do teste.

 

Se o paciente apresentar atrasos ou ausência aos estímulos pode ser que realmente haja um distúrbio no processamento auditivo central, devendo ser observado e tratado com acompanhamento médico.

 

Venha realizar seu exame conosco! Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.