id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Oncologia| Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

ONCOLOGIA

 

Você conhece a especialidade da medicina chamada Oncologia? Não? Os profissionais do Centro Médico Matsumoto vão te explicar.

O que é?

 

 A palavra “oncologia” deriva de origem grega com duas acepções. A palavra “onkos” significando massa, tumor, volume e o termo “logia” que significa ciência, estudo. Assim você já consegue ter uma noção sobre o que é a Oncologia, certo?

Isso mesmo. É a especialidade da medicina voltada para o estudo e tratamento adequado para cada tipo de câncer desenvolvido no corpo humano.

Câncer, o vilão


Câncer é o termo genérico que foi dado para mais de 200 doenças, todas começando com o crescimento anormal e descontrolado das células. Outro nome para esse grupo de doenças é neoplasia.

Oncologista, o mocinho

 

Exato! A o profissional que vai combater a neoplasia é chamado de oncologista. Porém, esse profissional não trabalha sozinho. Como a oncologia é uma ciência de extrema complexidade, outros profissionais, de outras áreas são chamados para ajudar nessa batalha.

Essa colaboração vem de especialidades como Radiologia, Patologia, Cirurgia, Psiquiatria, Fisioterapia, Nutrição e muitas outras. Além disso, a luta acontece em várias fases, como vamos explicar.

Curativo

Uma vez diagnosticada a neoplasia, o primeiro objetivo é devolver ao paciente seu lugar na sociedade. Desta forma, é prescrito o melhor tratamento com possibilidade de uso de medicamentos modernos e focados na medicina personalizada, ou seja, orientada e adaptada para o paciente específico. Mesmo que sua chance de cura seja pequena.

Remissão

 

Quando o oncologista enxerga que a cura não será possível, cabe ao profissional apontar uma segunda parte nessa luta. Esta é a remissão da doença de forma satisfatória para que o paciente fique bem consigo mesmo e longe dos efeitos da doença.

Paliativos

Quando ainda assim a chance de remissão é baixa, a próxima  etapa é controlar a neoplasia e seus sintomas. São chamados cuidados paliativos. Essa abordagem visa melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares. Enfrentar uma doença que oferece risco de morte é algo muito difícil, por isso o profissional passa a focar no alívio da dor e do sofrimento do paciente, tratando os sintomas de ordem física e psicossocial.

Qualidade de vida

É muito importante que o oncologista possa prover ao seu paciente uma forma de ter melhor qualidade de vida. Não apenas prolongar uma vida com dor e sofrimento. O especialista precisa entender as fraquezas do paciente para ajudar a evitar sentimentos de frustração. Por isso esse especialista precisa ter bastante sensibilidade e bom-senso para que esses objetivos sejam atingidos.

O oncologista pode também dedicar-se a pesquisas relacionadas à cura do câncer. De qualquer forma, em qualquer campo que o oncologista vá atuar, é imprescindível que este esteja sempre atualizado e sempre a buscar novos métodos de tratamentos e diagnósticos, fazer cursos, participar de palestras e congressos.

O melhor da área de oncologia em Sobradinho, região do Distrito Federal e Formosa, Goiás, você vai encontrar no Centro Médico Matsumoto. Agende o horário para sua consulta e venha conhecer os nossos especialistas em ambientes confortáveis e atendimento humanizado.