Atualmente temos tantas especialidades médicas, que fica realmente difícil saber qual é o profissional mais adequado para tratar o que estamos sentindo. Também é muito importante que qualquer pessoa conheça as diferentes áreas da medicina que podem auxiliar no tratamento de cada enfermidade.
Uma das principais especialidades é a gastroenterologia, que é um estudo da função normal e das doenças de órgãos como:
- Boca;
- Esôfago;
- Estômago;
- Vesícula biliar;
- Pâncreas;
- Fígado;
- Intestino grosso e delgado;
- Cólon;
- Íleo.
Como se trata de uma área muito abrangente, a gastroenterologia se relaciona com outras especialidades clínicas como a hepatologia (que trata apenas das enfermidades do fígado).
Existem especialidades cirúrgicas que são profundamente conectadas à gastroenterologia. Uma delas é a Cirurgia do Aparelho Digestivo (CAD), que trata de patologias como refluxo e gastrite e também realiza cirurgias como a retirada da vesícula e hérnia. Além do CAD, também há a Coloproctologia, que cuida de patologias do intestino e enfermidades anais e perianais.
O que faz o gastroenterologista?
Ele é o especialista responsável por cuidar de doenças como:
- Hepatites;
- Gastrites;
- Úlceras;
- Esofagites;
- Pancreatites;
- Etc.
O médico gastroenterologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças do sistema que realiza a digestão do corpo humano.
É ele também quem orienta dietas para pacientes com problemas ou transtornos de digestão. Cabe ao gastroenterologista recomendar o tipo de alimentação mais adequado para cada paciente.
Quais as principais atividades?
Após uma consulta médica adequada, e concluída a anamnese e o exame físico, é feito o diagnóstico da enfermidade do paciente. Em alguns casos pode ser necessária a realização de exames complementares como endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia, entre outros, para a confirmação do diagnóstico. Só então é proposto o tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico.
Curiosidade:
Os primeiros relatos de endoscopia indicam o desenvolvimento de sondas com o intuito de empurrar o corpo estranho para o estômago. No século XVI, cirurgiões utilizaram velas de cera, tubos feitos de couro, varetas de salgueiro revestidas com intestino e até penas de cisne.
O que achou do post? Deixe seu comentário abaixo para que possamos continuar esclarecendo suas dúvidas!