Início / Varizes Nas Pernas: Saiba Como Tratar

As varizes são veias tortuosas que se dilatam tornando-se varicosa, sendo mais comum o seu surgimento em áreas como pernas e pés. O problema atinge 70% das pessoas causando desconfortos estéticos e até físicos, como dores e inchaço. Seu surgimento é comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos. 

 

Em uma veia saudável, o sangue é levado de outras partes do corpo para o coração, o impedindo de voltar por meio das válvulas que controlam a entrada e saída do sangue. No entanto, quando existe um mau funcionamento dessas válvulas que não se fecham de forma eficiente, o sangue pode ficar estagnado, fazendo com que as veias se dilatam, levando a formação de veias mais escuras e aparentes, as varizes. 

 

Quais as causas para o surgimento das varizes?

 

Além da hereditariedade, remédios que mexem com o sistema hormonal podem alterar o funcionamento dos tubos sanguíneos. A obesidade também é outro fator, pois os quilos extras podem sobrecarregar e pressionar os vasos responsáveis por transportar o sangue pelas pernas. Além disso, gestações e o sedentarismo também podem facilitar o surgimento do problema.

 

Varizes nas pernas, como tratar?

 

Existem alguns tratamentos disponíveis para o tratamento das varizes que incluem a cirurgia convencional, utilizada a mais de 100 anos com segurança e eficácia, feita por meio de pequenas incisões na pele, extraindo os vasos que estão doentes. Outra opção menos invasiva é a técnica por laser ou radiofrequência, onde é introduzido um cateter que gera cerca de 140o graus de calor, destruindo a veia com problema.

 

Além disso, a escleroterapia, que envolve a aplicação de uma substância com aspecto de espuma diretamente na região afetada, pode causar uma reação química que inflama o vaso afetado se fechando, até desaparecer completamente.  Esta é a opção mais popular entre os pacientes, sendo necessário de duas a cinco sessões para completar o tratamento. 

 

Como prevenir?

 

A melhor forma de prevenir é adotando um estilo de vida saudável, praticando atividade física regularmente, com uma alimentação saudável, evitando o excesso de peso. Manter o corpo hidratado, bebendo bastante água, também é uma das formas de se manter saudável, evitando o problema.

 

Além disso, faça pausas regulares durante o dia, tirando momentos para fazer caminhadas curtas, em caso de indivíduos com trabalhos que exigem passar muito tempo sentado, isso irá auxiliar na melhora da circulação dos membros inferiores. 

 

Se você já possui varizes, é possível controlar o problema e evitar maiores complicações com algumas medidas, como:

  • Evitar o excesso de peso;
  • Usar meias de compressão;
  • Praticar atividades físicas;
  • Elevar as pernas;
  • Evitar longos períodos sentados ou de pé.

 

As varizes podem causar algumas complicações, como:

  • Coágulos que podem levar a trombose venosa profunda;
  • Sangramentos;
  • Ulcerações;
  • Pele fina, frágil, inchada e com coceira;
  • Aumento das celulites.
  •  

Agende sua avaliação com um de nossos profissionais para um diagnóstico e tratamento adequado para suas varizes. Somos referência em atendimento médico de qualidade em Sobradinho – DF e Formosa – GO. 

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail