id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Neurologia | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

NEUROCIRURGIA
 

Dentre as muitas especialidades encontradas no Centro Médico Matsumoto em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás, você encontrará também a Neurocirurgia.

 

Saiba mais como funciona essa especialidade e como contar com nossos especialistas.

 

O que é?

 

A neurocirurgia é a especialidade na área da medicina que é responsável tanto pelo diagnóstico quanto pelo tratamento de pessoas (sejam adultos ou crianças) que tenham lesões ou patologias relativas ao cérebro, coluna, medula e nervos periféricos. Oficialmente esta área é determinada como especialidade cirúrgica, onde o tratamento pode ser cirúrgico ou não para doenças ou desordens do sistema nervoso central, periférico e autonômico.

 

Dentre os diversos problemas tratáveis por um médico especializado em neurocirurgia podem estar:

 

·      Traumatismos cranianos;

·      Traumas na coluna vertebral;

·      Doenças vasculares cerebrais, como aneurismas e a obstrução arterial;

·      Doenças vasculares da região cervical que podem ocasionar isquemia cerebral;

·      Dor crônica na coluna;

·      Tumores cerebrais, da coluna e medula;

·      Epilepsia;

·      Hérnias de disco;

·      Hidrocefalia;

·      Derrames;

·      Síndrome do Túnel do Carpo;

·      Outras.

 

Especialidades associadas

 

Por causa da complexidade das patologias e a necessidade de uma abordagem integral, algumas outras especialidades clínicas são necessárias no acompanhamento do paciente.

 

Desta forma, clínica médica e medicina intensiva atuam em conjunto na condução dos pacientes que requerem cuidados intensivos. A ortopedia correlacionada na condução das patologias relacionadas à coluna. A radiologia é indispensável para ajudar com o diagnóstico. A oncologia colabora na abordagem integral do paciente oncológico. A cirurgia de cabeça e pescoço e otorrinolaringologia na abordagem de patologias na transição crânio-cervical. Enfim, a neurocirurgia conta com inúmeros profissionais que, unidos, conseguem prestar um atendimento diferenciado ao paciente.

 

Área de atuação

 

Para se formar em neurocirurgia é preciso possuir o diploma de medicina e, depois dos 6 anos de graduação o aluno passará pela residência, que normalmente dura cerca de 5 anos onde aprenderá sobre:

 

·      Neuropatologia;

·      Neurorradiologia;

·      Clínica Neurocirúrgica;

·      Técnica Neurocirúrgica;

·      Anatomia Microcirúrgica;

·      Fundamentos de Neurofisiologia Clínica.

 

Podemos dividir a neurocirurgia em várias subespecialidades e o profissional que possui uma formação adequada tem aptidão para atuar em todas as áreas assim que termina seu treinamento. Todavia, por ser apto ou apenas por interesse, o neurocirurgião segue seu próprio caminho, ganhando mais experiência em uma ou outra área:

 

·      Coluna;

·      Base do crânio;

·      Vascular;

·      Neurointensivismo;

·      Neurocirurgia pediátrica;

·      Nervos periféricos;

·      Funcional.

 

No Brasil, a cirurgia do sistema nervoso, tanto central como periférico, tem mostrado diversos avanços e por causa da globalização e da facilidade de se obter acesso a informação, existe uma evolução dos conhecimentos estrangeiros.

 

Prova de que a tecnologia está presente na neurocirurgia é a interface cérebro-máquina, onde computadores são capazes de desempenhar funções, antes perdidas, como movimentar um braço mecânico ou ainda o uso de implantes eletrônicos cerebrais com a aptidão de estimular ou inibir funções cerebrais ajudando no tratamento de doenças.

 

Agende uma consulta com nossos especialistas. Centro Médico Matsumoto, há 10 anos cuidando da sua saúde!