id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Mapeamento de Retina | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Mapeamento de Retina

         
           
*Esse exame pode ser encontrado somente na unidade de Sobradinho - DF*

 

A visão é um dos sentidos mais utilizados pelo ser humano em toda a sua vida. Ela é muito importante, pois nos permite enxergar o mundo, as pessoas e toda a beleza e cores da vida! Justamente por isso é preciso cuidar da saúde dos seus olhos.

 

No entanto, a maioria das pessoas se esquece que os olhos também precisam ser cuidados clinicamente. Por isso, é necessário lembrar que existem médicos oftalmologistas e vários exames que ajudam a prevenir e evitar a cegueira ou outras complicações da visão.

 

Um desses exames é o mapeamento de retina, conhecido também como exame de fundo de olho. Nele é possível observar atentamente os nervos, os vasos sanguíneos e o tecido do olho, que é o responsável pela captação da imagem.

 

Quem o solicita é o médico oftalmologista a pacientes que se queixam de dores, estão com sintomas de possíveis doenças ou realizarão cirurgias:

 

?     Solicitado em pré-operatórios;

?     Em casos de traumas ou lesões oculares;

?     Doenças oculares: inflamações, tumor, glaucoma, descolamento de retina e até mesmo intoxicação por algum remédio;

?  Doenças sistêmicas que podem causar danos oculares: diabetes, doenças reumáticas, hipertensão arterial, doenças neurológicas, doenças do sangue, entre outras.

 

A indicação desse exame vale até mesmo para casos de bebês nascidos prematuros, pois em alguns casos uma doença chamada retinopatia da prematuridade pode afetar o bebê e causar danos irreversíveis no desenvolvimento ocular da criança, que se não diagnosticado e tratado com antecedência levam a completa cegueira.

 

Como o mapeamento de retina é realizado?

 

O procedimento é bem simples e indolor, por não ter contato direto com os olhos. Normalmente ele é feito em consultas oftalmológicas de rotina por vários pacientes.

 

O médico posiciona o paciente em frente a um aparelho chamado oftalmoscópio. Este aparelho emite um feixe de luz a 15 centímetros de distância do globo ocular, possibilitando que o médico consiga analisar todo o fundo do olho.

 

Os tratamentos dependerão dos resultados. Alguns são eficientes apenas com o uso de remédios, como em casos de leves inflamações. Outros necessitam de mais exames ou até mesmo cirurgias, como no caso de descolamento da retina.

 

É necessário algum preparo para esse exame?

 

O paciente não precisa realizar nenhum preparo. No entanto, antes do exame o médico pode aplicar um colírio para dilatar a pupila. Nesses casos a visão após o exame fica um pouco embaçada e é aconselhável um acompanhante. Os sintomas passam dentro de algumas horas.

 

Uma dica dada por todos os médicos é a prevenção: com esse exame é possível detectar precocemente alterações na retina ou doenças. Sendo assim, o tratamento acontece logo no início, fato que previne uma possível perda total da visão.

 

Você percebeu a importância de prevenir e cuidar da saúde do olho?

 

O Centro Médico Matsumoto tem especialidade em procedimentos e exames de visão. O mapeamento de retina é apenas um desses exames. Nos preocupamos com a sua saúde ocular e temos ótimos profissionais que podem te ajudar.

 

Agende sua consulta ou exame conosco!

 

Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.