id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Intolerância À Lactose | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Intolerância à lactose

           *Esse exame pode ser encontrado somente na unidade de Sobradinho - DF* 


Muito se fala sobre a tal da intolerância à lactose, mas você realmente sabe suas causas e o que ela significa?

 

A intolerância a lactose refere-se à incapacidade que o organismo de um indivíduo sofre em relação a digestão do açúcar presente no leite e seus derivados, como o queijo, manteiga, creme de leite, leite condensado e muitos outros alimentos, fazendo com que alguns sintomas comecem a surgir logo após sua ingestão.

 

A intolerância à lactose pode ocorrer então nos organismos que têm insuficiente produção de lactase, nome dado a uma enzima digestiva que tem como principal função quebrar e decompor a lactose.

 

Esse fato ocorre com mais de 75% da população mundial. No Brasil os números de intolerantes à lactose atingem em média 53 milhões de pessoas. É importante entender também que existem 3 tipos de intolerância:

 

?     A causada por deficiência primária, causada pela diminuição natural ou progressiva de lactase no organismo, afetando mais pessoas;

?     Deficiência secundária, em que está relacionada a doenças intestinais passageiras, como uma gastroenterite. A pessoa fica mais sensível ao ingerir a lactose e acaba passando mal. Geralmente os sintomas são passageiros e a pessoa volta a ingerir normalmente a lactose sem problemas;

?     Por fim, a mais rara: a deficiência congênita, na qual uma criança já nasce intolerante á lactose e dificilmente consegue reverter o caso. Esse tipo de deficiência é mais incomum de ocorrer, mas de qualquer forma afeta inúmeras crianças.

 

É preciso ficar atento e procurar um médico para diagnóstico correto, pois em alguns casos problemas digestivos causados por outros motivos como doença celíaca, síndrome do intestino irritável ou até mesmo a idade avançada podem ser confundidos com a intolerância.

 

A intolerância à lactose provoca nos indivíduos dores e desconfortos abdominais, inchaço abdominal, diarreia e náuseas e vômitos em casos mais avançados ou de maior intensidade.

 

Para um diagnóstico certeiro e correto são necessários exames específicos prescritos pelos médicos, como exames de sangue após a ingestão de lactose, exame de fezes ou até mesmo biópsia do intestino.

 

Os tratamentos são diferentes para cada paciente e o médico deve recomendar o melhor. Contudo, os principais cuidados são:

 

?     Uso de medicamentos;

?     Dieta restritiva (não em todos os casos. Muitas vezes a diminuição da lactose já ajuda);

?     Uso de suplementos de lactase (assim a pessoa consegue ingerir alimentos e bebidas com lactose);

 

Para quem sofre com a intolerância à lactose é muito importante se atentar aos rótulos. Existem até leites 0% lactose. Também é interessante repor os nutrientes como o cálcio, presente no leite e derivados para que não haja insuficiência de algum nutriente no organismo.

 

Vale lembrar que a intolerância à lactose não é uma doença! Ela se refere a uma carência do organismo em produzir uma substância, mas não significa algo grave.

 

E você, se identifica com alguns desses sintomas?

 

Faça uma consulta e agende exames ou procedimentos aqui no Centro Médico Matsumoto. Temos uma equipe preparada e profissionais qualificados para te atender. Ligue e agende!

 

Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.