Início / Exames / Risco Cirúrgico
Disponível em: Sobradinho - DF e Formosa - GO
Você sabe o que é risco cirúrgico? Para que serve? No Centro Médico Matsumoto você pode tirar todas as suas dúvidas e fazer todos os exames necessários para o risco cirúrgico.  

Como funciona o exame?

Risco cirúrgico é uma avaliação das condições de saúde e estado físico de uma pessoa que passará por uma cirurgia, de maneira a identificar riscos de complicações que podem ocorrer antes, durante e após a cirurgia.

Geralmente feito por um clínico geral, cardiologista ou anestesista, a avaliação clínica é acompanhada pela solicitação de alguns exames complementares.

Quando devo realizar o risco cirúrgico?

A pedido médico para realização de cirurgia.

A análise do risco cirúrgico começa com a realização de exame clínico e coleta de dados do paciente como: medicamentos em uso, sintomas, doenças preexistentes, além de uma consulta cardíaca e pulmonar.

O médico solicita exames de imagem e laboratoriais como:

  • Exames laboratoriais como hemograma completo, testes de coagulação, dosagem de creatinina e outros a depender do exame médico;
  • Teste Ergométrico | Teste de Esforço
  • Eletrocardiograma
  • Mapa e Holter

 

É importante destacar que a solicitação de exames pode variar de paciente para paciente. Por exemplo, em pacientes sem sintomas, com risco cirúrgico baixo e que passarão por cirurgia de baixo risco, não é necessário realizar exames.

Exames complementares podem ser solicitados dependendo da idade e histórico de saúde do paciente, além do tipo de cirurgia.

Normalmente, estes exames são válidos por 12 meses, sem que haja necessidade de repetição neste período. Contudo, em alguns casos, o médico pode entender importante a repetição antes do procedimento.

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail