Início / Exames / Paquimetria
Disponível em: Sobradinho - DF
A visão é um dos sentidos mais utilizados pelo ser humano em toda a sua vida. Ela é muito importante, pois nos permite enxergar o mundo, as pessoas e toda a beleza e cores que a vida nos proporciona!   Esse exame pode ser encontrado nas unidades de Sobradinho - DF e Formosa - GO.

Como funciona o exame?

A Paquimetria mede a curvatura e espessura da córnea  (também chamada de membrana transparente que tem como função proteger os olhos).

O procedimento pode ser realizado de duas maneiras: por meio da paquimetria óptica ou paquímetros ultrassônicos.

É realizado após a aplicação de colírio anestésico e o paciente não sente dor alguma.

O único ‘preparo’ necessário é para pacientes que utilizam lentes de contato. O uso deve ser suspenso cinco dias antes da realização do exame.

Na paquimetria óptica os médicos utilizam um aparelho que não toca os olhos. Já na paquimetria ultrassônica o aparelho toca os olhos, devendo para tal ser aplicado o colírio anestésico.

Contudo, vale ressaltar que ambos os métodos não são dolorosos.

Quando realizar o exame?

  • Avaliações pré-cirurgia refrativa
  • Diagnóstico de doenças oculares como ceratocone, glaucoma, edema de córnea ou até mesmo transplante de córnea.

 

Entenda o significado de cada uma dessas doenças ou cirurgias:

  • Cirurgia Refrativa: é uma cirurgia realizada em pessoas que desejam suspender o uso de óculos de grau e lentes de contato. Ela é capaz de corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia;
  • Ceratocone: é uma doença degenerativa que pode provocar uma deformação na córnea, tornando-a mais fina e sensível com formato em cone. Os sintomas de um paciente com ceratocone envolvem dificuldades de enxergar objetos de perto e forte sensibilidade à luz. Geralmente estes sintomas começam a surgir a partir dos 16 anos;
  • Glaucoma: geralmente causada por uma elevação na pressão ocular, se não tratado pode causa a cegueira irreversível;
  • Edema de córnea: mais conhecido como inchaço da córnea, essa doença oftalmológica pode causar visões turvas ao acordar, dor nos olhos, sensibilidade à luz e perda de transparência da córnea;
  • Transplante de córnea: cirurgia realizado em casos graves e irreversíveis de portadores de ceratocone. A cirurgia consiste na remoção total ou parcial da córnea do paciente para a substituição de outra córnea saudável de um doador que já tenha falecido.

 

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail