Início / Exames / PAAF da Mama
Disponível em: Sobradinho - DF

A Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) representa o método mais simples de obter material para diagnóstico e avaliar nódulos de mama.

Como é feita?

É um exame efetuado com a ajuda de um equipamento chamado ecógrafo, que emite um som de alta frequência, por meio de uma sonda, e, de acordo com as respostas dos ecos recebidos, pode-se saber mais sobre os órgãos analisados.

No exame é utilizada uma seringa de 20 ml acoplada a uma agulha fina que introduzida no nódulo de mama, através de delicados movimentos repetitivos, de vai-e-vem, até a obtenção de quantidade suficiente de células para análise e definição do diagnóstico.

O risco de complicações numa PAAF de Mama é praticamente inexistente, o que pode ocorrer é a formação de hematomas, mas estes regridem de forma rápida e espontânea.

O método apresenta excelente indicação na diferenciação de nódulos sólidos dos cistos de mama que, por terem seu conteúdo preenchido por líquido, permitem sua aspiração e pronta resolução, com desparecimento do nódulo. Nos nódulos sólidos, não ocorre a saída de líquido e o material obtido é utilizado para preparar uma lâmina que é enviada ao patologista para análise e diagnóstico.

Quando deve ser feita?

A punção mamária é indicada quando há alguma alteração, nódulo ou lesão suspeita na mama detectada por exames de imagem, como mamografia ou ultrassonografia, assim como o grau de cada uma delas.

A PAAF apresenta baixo custo e alta disponibilidade, o que permite sua aplicação em ambulatório/consultório.

Nos casos de cistos mamários, é realizada a pronta aspiração. Já nos casos de nódulos palpáveis, permite o envio de células para diagnóstico com rapidez, facilidade e baixo custo, permitindo que a paciente ganhe tempo na obtenção do diagnóstico e planejamento adequado da conduta.

O maior benefício da PAAF de mama é justamente identificar o câncer mesmo que no estágio inicial de desenvolvimento, o que aumenta consideravelmente a chance de sucesso no tratamento.

Após o exame, recomenda-se:
– não dirigir logo após o procedimento, pois pode-se sentir desconforto;

– fazer compressa de gelo nas primeiras 6 horas logo após o exame;

– repouso relativo nas primeiras 24 horas após o procedimento, para evitar sangramentos;

– o afastamento de suas atividades laborais vai depender da orientação médica.

Não há necessidade de preparo para a realização do exame.

 

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail