E quais são esses procedimentos?
Chamado de escleroterapia ou apenas aplicações de varizes, o método é realizado por um médico angiologista para eliminar ou diminuir essas veias. Geralmente o processo é realizado através da aplicação de uma injeção diretamente na variz ou veia.
Na maioria dos casos os resultados são alcançados. A veia tratada pode não desaparecer na hora, mas ela some por completo dentro de algumas semanas após o procedimento.
Embora raro, esse procedimento também pode ser utilizado para tratar outras veias dilatadas, como a hemorroida ou hidrocele, por exemplo.
Para melhor entendimento de como a aplicação das varizes funciona é preciso entender que existe mais de um tipo. Vamos falar sobre os três tipos que existem:
- Escleroterapia com glicose ou injeção: é um tratamento ideal para pessoas que têm pequenos vasinhos e varizes. A injeção é aplicada diretamente nos locais e acaba ‘secando’ esses vasos e veias;
- Escleroterapia a laser: esse procedimento é um pouco mais caro devido ao uso do laser. Ele consegue tratar vasinhos do tronco, rosto e pernas do paciente;
- Escleroterapia com espuma: utilizado em casos de varizes grossas, esse tipo de tratamento utiliza uma espuma de dióxido de carbono para ‘irritar’ a variz, fazendo com que ela fique com uma aparência mais disfarçada;
Quem determinará qual o tipo que será realizado é o médico, pois cada caso é diferente e precisa de avaliação. O número de sessões também vai variar de acordo com cada caso. Para se entender melhor, quanto mais grossa a variz ou o vasinho, mais sessões são necessárias.
E esse procedimento causa alguma dor?
Como o método envolve a utilização de agulhas pode haver um desconforto e uma leve picada e ardência é sentida nos locais da aplicação. Geralmente ela é suportável, mas caso o paciente queira é possível aplicar um gel anestésico para melhor conforto.
Quais os cuidados necessários depois de realizar o procedimento?
Como em qualquer outro procedimento, alguns cuidados básicos fazem toda diferença:
- Fazer uso de meias de compressão elástica por duas a três semanas;
- Não fazer depilação nos primeiros dias após o procedimento;
- Não realizar esforço físico exaustivo durante duas semanas;
- Evitar exposição ao sol no local das aplicações por duas semanas;
É importante entender que esse tratamento não impede o surgimento de novas varizes e vasinhos. Os que já foram tratados dificilmente voltam a aparecer, mas tudo depende do estilo de vida que a pessoa leva.Alguns fatores que podem desencadear o surgimento de novas varizes e vasinhos são o excesso de peso, tempo que se permanece de pé ou sentado, entre outros fatores. Muitas pessoas já estão realizando esse procedimento e obtendo ótimos resultados!
E você, gostaria de realizar o procedimento? O Centro Médico Matsumoto pode te ajudar. Estamos na região de Sobradinho, região administrativa do Distrito federal e em Formosa, Goiás. Contamos com profissionais qualificados e atendimento personalizado sempre disposto a atender você e sua família. Agende já seu exame ou procedimento!