Muitas pessoas são indicadas a realizar esse exame, mas não o fazem por vergonha ou medo de sentir alguma dor. Contudo, ele é muito importante para o diagnóstico ou prevenção de inúmeras doenças.
Para se ter ideia, a colonoscopia é considerada o principal exame para a descoberta e prevenção do câncer colorretal. Além disso é realizado para outras doenças, como:
- Verificar o surgimento de pólipos ou outros elementos ‘estranhos’ existentes nas paredes do intestino;
- Procurar a causa de sangue nas fezes ou se há algum tipo de hemorragia retal;
- Encontrar as causas de uma diarreia crônica;
- Analisar o porquê da liberação de fezes escuras ou pretas;
- Verificar a perda de peso repentina e inexplicável;
- Tratar ou acompanhar casos de colite (uma inflamação que pode ocorrer no cólon);
- Analisar as causas de dores abdominais constantes e persistentes;
- Indicações terapêuticas: o exame auxilia em inserções de próteses intestinais ou até mesmo na retirada de objetos ingeridos acidentalmente por crianças;
- Pessoas com idade igual ou inferior a 40 anos que tiveram ou têm familiares com histórico de câncer de cólon ou reto são indicadas a realizar a Colonoscopia periodicamente. Para pessoas com 50 anos ou mais o exame é indicado como forma de prevenção.
Respondendo as principais dúvidas sobre a colonoscopia
- Como é o preparo do exame?
O preparo desses exames é um pouco desconfortável. Um ou dois dias antes do exame é preciso se alimentar com uma dieta de alimentos sólidos, passada pelo médico. Na noite que antecede o exame o paciente deve tomar um remédio laxativo para eliminar todas as fezes do organismo, além de ficar em jejum. Tudo isso é preciso, pois, o cólon de estar completamente esvaziado para a passagem do aparelho. - Esse exame dói?
Não! Geralmente o paciente é sedado e não vê e não sente dor, acordando após o procedimento.
- Como ele é feito?
Um aparelho chamado colonoscópio é introduzido via anal, chegando até o intestino delgado. Ele contém uma câmera que possibilita imagem em vídeo para o médico acompanhar. O procedimento não dura mais do que 45 minutos. Assim como na endoscopia, no exame colonoscopia também é preciso levar um acompanhante, pois devido ao sedativo o paciente pode ficar sonolento. - O médico pode fazer algum outro procedimento na hora do exame?
Sim. Se o médico nota algum pólipo por exemplo, ele pode retirá-lo ou recolher amostras para análises laboratoriais.
Se você recebeu indicação do seu médico para realizar esse exame, faça! Ele pode eliminar possíveis diagnósticos indesejáveis e é muito importante para tratar qualquer doença ou incômodo que você esteja sentindo.