Início / Exames / Biópsia mamária
Disponível em: Sobradinho - DF
O câncer de mama é um dos cânceres mais comuns que atingem milhares de mulheres anualmente. Só para 2018 estimou-se que a doença fosse afetar cerca de 59.700 mulheres aqui no Brasil.  

Um diagnóstico precoce é fundamental e pode prevenir precocemente a doença. Se a prevenção é realizada, a cura do câncer é possível em até 98% dos casos. Esses exames de prevenção envolvem, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a realização do exame de mamografia de rastreamento.

Outro processo fundamental de prevenção é o autoexame, um dos pontos mais discutidos no Outubro Rosa, o mês dedicado a campanhas de prevenção e conhecimento sobre o câncer de mama. O autoexame, segundo a Fundação do Câncer é uma maneira muito importante da mulher conhecer seu corpo e perceber possíveis alterações nas mamas.

Contudo, a Fundação elenca que é fundamental acompanhamentos regulares com profissionais da saúde para uma avaliação clínica mais completa e correta.

No entanto, infelizmente esses exames não são realizados por grande parte das mulheres. Por isso, muitas procuram um médico quando já estão apresentando algum diagnóstico. É nesse período então que a biópsia da mama se faz necessária.

O objetivo da biópsia é colher uma pequena quantidade de tecido da mama para posterior avaliação laboratorial. Geralmente esse procedimento é recomendado pelo médico quando há desconfiança da presença do câncer no organismo.

Na biópsia é possível identificar, em caso positivo de células cancerosas, qual o tipo e grau de comprometimento causado pela doença.

Para a realização do procedimento é aplicada uma anestesia local que livra a paciente de sentir dores. A biópsia pode confirmar ou descartar o diagnóstico do câncer de mama. Após 24 do procedimento é indicado que se evite atividades físicas intensas.

Aqui no Centro Médico Matsumoto temos vários tipos diferentes de exames, inclusive a biópsia da mama, junto com uma equipe totalmente capacitada, especializada e disposta a atender você.Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o câncer de mama listamos para você 5 dicas importantes de prevenção do câncer de mama, de acordo com a Fundação do Câncer:

  • Em primeiro lugar procure um profissional: se o nódulo é ainda pequeno as chances de cura são altas se procurado um médico;
  • Realize atividades físicas: segundo estudos, as atividades físicas reduzem cerca de ? dos riscos de um organismo desenvolver o câncer de mama. Os exercícios aeróbicos são ótimos para isso. Lembrando que é importante consultar um médico para ele preparar um plano ideal para você;
  • Cuide da sua alimentação: uma alimentação saudável, rica em vitaminas, sais minerais e fibras não são importantes só para a perda de peso e beleza. Uma alimentação equilibrada e saudável protege o organismo contra doenças
  • Realize o autoexame: como já falado, ele é muito importante. Fazendo o autoexame é possível sentir alterações na mama;
  • Consulte um médico: é imprescindível sempre realizar acompanhamento médico para avaliar os exames necessários!

 

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail