id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Estudo Urodinâmico | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Estudo Urodinâmico

 

           *Esse exame pode ser encontrado somente na unidade de Sobradinho - DF*

Sabemos como é incômodo sentir qualquer desconforto no trato urinário, seja na bexiga ou uretra. Inúmeras pessoas passam por casos assim. Por isso, em qualquer sintoma é necessária avaliação médica para saber quais passos e tratamentos seguir.

 

A avaliação ou estudo dinâmico é um exame que objetiva demonstrar como está o funcionamento do trato urinário inferior de um paciente. Em palavras mais simples, ele analisa se a bexiga está funcionando normalmente.

 

O exame imita o ‘encher e esvaziar' da bexiga, avaliando sua sensibilidade, volume de enchimento máximo, propriedades elásticas, contrações involuntárias e sua capacidade de esvaziamento.

 

Ele é indicado quando o paciente se queixa de sintomas como:

 

-     Incontinência urinária;

-     Retenção urinária;

-     Doenças neurológicas;

-     Infecções urinárias de repetição;

-     Hiperatividade cervical;

 

Estes são só alguns dos sintomas. Com o estudo de urodinâmica o médico urologista consegue então avaliar qual a ocorrência exata que o paciente se queixa e verificar os melhores tratamentos para tal.

 

O exame é realizado em etapas. Em primeiro lugar é pedido ao paciente para ele urinar num recipiente especial ligado a um computador que registra alguns dados, como:

 

-   O tempo que o paciente leva para urinar;

-   A força exercida e a continuidade do fluxo de urina expelido;

-   A quantidade de urina e sua coloração;

-   O tempo que a bexiga demora para esvaziar;

 

Posteriormente é iniciado o estudo de pressão da urina. Um pequeno tubo é introduzido até a bexiga do paciente e os outros procedimentos começam a ser realizados. Nesse processo o indivíduo pode sentir certo desconforto, como dores na bexiga, vontade de urinar ou até mesmo náuseas e vômitos, principalmente se ele está com infecção urinária, por exemplo.

 

Um soro é inserido aos poucos na bexiga, imitando o processo de enchimento da bexiga com a urina. O médico pergunta ao paciente sobre sua vontade de urinar e lhe pede para realizar alguns exercícios como tossir, fazer força, colocar a mão numa bacia de água gelada, entre outros métodos. Essa fase é terminada quando o paciente já não aguenta mais o enchimento da bexiga.

 

Depois desse processo é pedido novamente ao paciente que urine em um recipiente que imita um vaso sanitário para a medição de dados referentes ao processo de esvaziamento.

 

O tempo total do procedimento varia de 45 minutos a 1 hora e 30 minutos, devido aos diversos processos e tempo que cada paciente leva para urinar ou estar com a bexiga cheia, podendo variar de paciente para paciente.

 

Para a melhora dos sintomas incômodos causados pelo exame é indicado que o paciente ingira água, realize bolsas de água quente no local e em casos de infecção urinária é prescrito pelo médico um antibiótico em um certo período para tratar a infecção.

 

Venha realizar uma consulta ou o exame no Centro Médico Matsumoto. Nós temos especialidade nesses e em diversos outros exames e procedimentos.

 

Estamos localizado em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás. O Centro Médico Matsumoto conta com profissionais e equipamentos qualificados para te atender!