id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Espirometria | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Espirometria

 

                *Esse exame pode ser encontrado somente na unidade de Sobradinho - DF*


Sabe quando seu pulmão não vai muito bem e apresenta alguns sintomas diferentes? Fique atento e procure um médico para a realização de exames.

 

Um deles é o exame de espirometria. Ele também é conhecido por algumas pessoas como exame de sopro ou vários outros nomes e tem como objetivo medir o volume e velocidade do ar para diagnosticar possíveis doenças pulmonares e respiratórias. Em casos específicos o exame é realizado em atletas para medir a capacidade respiratória de cada um.

 

Pessoas com bronquite, asma, fibrose ou insuficiência pulmonar realizam a espirometria regularmente para acompanhamento do quadro.

 

O exame é muito simples e rápido. O paciente deve repousar de 5 a 10 minutos e então o médico ‘tampa’ seu nariz com uma presilha para que ele respire pela boca. Depois disso, basta soprar com força repetidamente e depois mais rápido num tubo conectado ao espirômetro e pronto.

 

O teste é repetido cerca de 3 vezes, sendo necessária uma pausa de aproximadamente 20 minutos para descanso. Enquanto isso o médico dá ao paciente uma medicação broncodilatadora, que servem para dilatar os brônquios para iniciar o teste seguinte. Os resultados são obtidos e registrados por meio de oscilações em forma de gráficos e tabelas.

 

O exame pode ser incômodo para aqueles que já tem crises respiratórias. Mas não se preocupe! Justamente por isso a medicação broncodilatadora é realizada.

 

Em alguns casos, outros exames semelhantes a esses são pedidos pelos médicos, como o teste ergométrico de bicicleta ou o teste da esteira. Aqui no Centro Médico Matsumoto nós temos essas especialidades também!

 

Para se ter uma ideia, a espirometria é realizada também em ambientes de trabalho. Nesse local ele é nomeado como Espirometria Ocupacional e é ainda mais simples e rápido de ser realizado, pois não há a necessidade de repetição dos sopros e do uso do medicamento broncodilatador. O intuito deste exame aos funcionários é de avaliar a condição respiratória do trabalhador. Em casos de necessidade ele pode até ser mudado de função.

 

Listamos para você algumas dicas essenciais para a realização do procedimento:

 

?     Se alimente bem e corretamente antes do exame: evite bebidas com cafeína e alimentos muito pesados, isso vai te incomodar na hora de correr!;

?     Vá com roupas confortáveis e leves: não coloque nada que prejudique a sua respiração, como blusas de gola alta ou muito apertadas. Prefira uma roupa de ginástica, por exemplo;

?     Não faça exercícios físicos no dia do exame;

?     Se você estiver gripado, com rinite ou apenas um resfriado, agende novamente o exame. Seu desempenho não será o mesmo e pode prejudicar os resultados;

?     Não ingira bebidas alcoólicas 24 horas antes do exame;

?     Se você fuma, deixe o cigarro de lado. Na verdade, ele não é uma boa em nenhum momento!;

?     Siga eventuais instruções que o médico te passar, elas farão muita diferença.

 

Venha realizar uma consulta ou exame no Centro Médico Matsumoto. Temos especialidade nesses exames e uma equipe preparada para te atender.

 

O Centro Médico Matsumoto está localizado em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.