id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Endoscopia Digestiva Alta (Vídeo) | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Endoscopia Digestiva Alta (vídeo)

 

       *Esse exame pode ser encontrado nas unidades de Sobradinho - DF e Formosa - GO*

Muitas pessoas com problemas no estômago ou problemas gastrointestinais já tiveram que passar pelo exame de Endoscopia Digestiva Alta.

 

Aqui no Centro Método Matsumoto nós realizamos este exame e contamos com uma equipe preparada e qualificada para te atender e efetuar este e outros procedimentos. Mas em primeiro lugar, vamos entender o que ele é e no que ele ajuda.

 

O que é?

 

A endoscopia digestiva alta é um exame bem comum de ser realizado em pacientes para identificar a presença desconfortos abdominais, náuseas e vômitos constantes, queimações, refluxos ou até dificuldades de engolir.

 

As possíveis doenças que ele avalia pode ser gastrites, úlceras gástricas ou duodenal, hérnias de hiato ou até mesmo um refluxo.

 

O exame é realizado através de um tubo fino chamado endoscópio que contém uma micro câmera em sua ponta. O tubo é introduzido através da boca do paciente e chega até o estômago. Assim o médico acompanha todo o processo por vídeo em um computador.

 

Esse procedimento permite observar nitidamente as paredes do esôfago, estômago e ‘boca’ do intestino. Em alguns pacientes é retirado um pequeno pedaço do órgão para biópsia quando há suspeita da presença de infecções mais sérias como H. pylori (bactéria que se aloja no estômago ou intestino, prejudicando seu desempenho e desenvolvendo doenças mais graves se não tratado) ou até mesmo um câncer. Nesses casos a biópsia vai para o laboratório em que são realizadas análises laboratoriais.

 

Como é feito o preparo do exame?   


  • É necessário realizar jejum de 8 a 12 horas antes do exame;
  • No dia do procedimento é preciso suspender alguns medicamentos como Ranitidina e Omeprazol, pois ambos são antiácidos e  podem alterar os resultados;
  • Não é possível tomar água 4 horas antes da realização do exame;

 
Entenda como ele é realizado:

 

A endoscopia é um procedimento rápido e simples. Para não sentir desconforto é aplicada uma anestesia na garganta do paciente para não ficar dolorida e facilitar a passagem do tubo. Na maioria dos casos o paciente é sedado e dorme enquanto o exame é realizado, acordando só após o término do exame.

 

Normalmente a duração chega a no máximo 30 minutos, mas aconselha-se que o paciente fique no local até acordar e se sentir bem. Por isso mesmo é aconselhável levar acompanhante para que ele possa o levar para a casa em segurança.

 

Depois de feito é possível sentir alguma dor?

 

Alguns sintomas comuns depois da endoscopia é uma leve dor de garganta, estufamento no estômago e sonolência, devido a sedação. Como em qualquer outro exame os riscos são existentes, mas muito raros. Eles geralmente acontecem quando o exame é mais demorado, como na retirada de pólipos (um crescimento anormal do tecido de determinado órgão).

 

Os resultados ficam prontos na hora, com exceção da biópsia. Eles precisam ser avaliados posteriormente pelo médico, que verificará e passará os tratamentos adequados.

 

Não deixe sua saúde para depois. Ligue e agende sua consulta, exame ou procedimento.

 

Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.