id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Ecodoppler Transcraniano | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Ecodoppler Transcraniano

 

       *Esse exame pode ser encontrado nas unidades de Sobradinho - DF e Formosa - GO*

Sabemos da importância em cuidar da saúde, não é mesmo? Já existem comprovações de que se prevenidas e acompanhadas por médicos, inúmeras doenças têm chances de serem tratadas e curadas antes de se manifestarem e causarem a danos irreversíveis ao indivíduo ou até mesmo sua morte.

 

Muitos sintomas que parecem banais, como enxaqueca constante, tonturas ou vertigem podem indicar alguns sinais de que algo está errado com a sua saúde cerebral. Nesses casos procure um médico para realizar as avaliações e exames e procedimentos necessários.

 
E por que a função cerebral é importante?

 

Simples! O cérebro é responsável por regular a maioria das funções corporais e mentais que nos mantém vivos, como respirar, manter o ritmo cardíaco, raciocinar, falar, entre muitas outras.

 

O doppler transcraniano é um exame que permite a avaliação, diagnóstico e acompanhamento dessas funções e de pacientes com doenças cerebrovasculares. Ele permite por meio de ultrassom, acompanhar a circulação sanguínea dos principais vasos intracranianos.

 

Este exame foi introduzido aqui no Brasil no ano de 1992 pelo neurologista Roberto Hirsch e foi aplicado pela primeira vez no setor de neurologia da USP (Universidade de São Paulo), pioneira nesta técnica. Sua duração é de em média 40 minutos a 1 hora e 30 minutos, variando de acordo com cada paciente.

 

Justamente por não ser invasivo e não trazer riscos ao paciente esse exame pode ser realizado com frequência em pacientes que estão em tratamento cirúrgico, muitas vezes no leito de UTI, permitindo avaliar se está ou não havendo alterações no fluxo sanguíneo cerebral.

 

Sua realização é indicada a pacientes que sofrem dos seguintes sintomas ou suspeitas:

 

?     Tontura, vertigem ou alguma doença vascular cerebral;

?     Enxaquecas constantes;

?     Suspeita de estreitamento das artérias do encéfalo;

?     Detecção de embolia encefálica paradoxal;

?     Suspeita de hipertensão intracraniana;

?     Suspeita de morte encefálica;

?     Suspeita de AVC isquêmico;

 

Qual a diferença de um ultrassom comum para um ultrassom com doppler?

 

O doppler permite, assim como no ultrassom comum (sem o doppler), a emissão de ondas sonoras que atingem a área a ser estudada. Essas ondas retornam como um eco e posteriormente ele é convertido em imagens, que geram o resultado.

 

A diferença de sua presença no exame é que o Doppler é capaz de identificar e visualizar o fluxo de sangue no local, em imagens coloridas.

 

O Doppler permitiu que, em conjunto com o ultrassom, o método seja considerado o diagnóstico mais importante dos estudos transcranianos e cardíacos da modernidade.

 

Os resultados desse exame são obtidos imediatamente após sua conclusão, sendo necessária avaliação clínica sobre o laudo para saber quais tratamentos seguir.

 

Contudo, pelo fato da massa óssea craniana ser muito espessa é necessário que a realização e a interpretação sejam feitas por um profissional altamente qualificado, pois qualquer erro pode causar divergência nos resultados.

 

Aqui no Centro Médico Matsumoto pensamos na sua saúde. Nós temos esse e diversos outros tipos de exames, como o ecocardiograma e ecodopplercardiograma. Entre em contato com a nossa equipe para agendar uma consulta ou um exame!

 

Estamos localizados em duas unidades na cidade de Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.