Início / Moda é se cuidar e a prevenção à AIDS nunca sai de estilo!
A AIDS chegou ao Brasil há 40 anos e trouxe terror, preconceito e desinformação. Desde o primeiro caso, houve questionamentos e divergências entre os profissionais de saúde, no sentido de considerar ou não a doença um problema de saúde pública.

Durante o mês de dezembro a Matsumoto Centro Médico está desenvolvendo a campanha Dezembro Vermelho além de conscientizar a sociedade o combate ao vírus HIV, causador da AIDS, destaca a importância de incorporar o cuidado na rotina diária, especialmente para aqueles que vivem uma vida sexualmente ativa .

A AIDS chegou ao Brasil há 40 anos e trouxe terror, preconceito e desinformação.

Desde o primeiro caso, houve questionamentos e divergências entre os profissionais de saúde, no sentido de considerar ou não a doença um problema de saúde pública.

Em 1985 foi criado o Programa Nacional de AIDS.

Já em 1996, um movimento que reuniu governo, sociedade civil e movimentos sociais, deu início a um dos maiores programas de assistência farmacêutica de AIDS do mundo, com disponibilização de medicamentos de ponta para os pacientes através do Sistema Único de Saúde. Esse programa existe até hoje.

E o que também existe é uma campanha de prevenção e informação sobre o VIH.

Nem os sintomas, nem os efeitos colaterais dos remédios. O que mais afeta o dia a dia dos portadores do vírus da AIDS é mesmo o preconceito.

Segundo um estudo da UNAIDS, feito com 1.784 pessoas com HIV em sete capitais brasileiras em 2019, 64% dos infectados já sofreram algum tipo de discriminação – 46% por meio de comentários de familiares, vizinhos e amigos, 25% em assédios verbais e 20 % chegou a perder sua fonte de renda ou emprego.

Desafiar o estigma e a discriminação pode levar a uma melhoria imediata na maneira de como as pessoas que vivem com HIV/AIDS cuidam das mesmas, o apoio disponível a elas e seu acesso a serviços de saúde.

Onde se fala abertamente sobre o HIV/AIDS, sem estigma, os programas de prevenção são mais eficazes.

Assim como o guarda-roupa é atualizado, a prevenção também tem suas tendências.

A Matsumoto lembra que o uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para evitar a transmissão do HIV.

Moda é se cuidar e a prevenção à AIDS nunca sai de estilo!

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail