id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Densitometria Óssea Com Dexa | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa


Densitometria Óssea com DEXA

              *Esse exame pode ser encontrado somente na unidade de Sobradinho - DF *  



O exame conhecido como densitometria óssea é realizado, tradicionalmente, com o intuito de avaliar a “consistência” dos ossos da pessoa – aferida com base na concentração de cálcio – e indicar possíveis tratamentos para a doença diagnosticada, sendo a osteoporose a mais recorrente. Contudo, com os avanços tecnológicos vigentes, novas máquinas passaram a viabilizar uma análise mais minuciosa e precisa da quantidade de massa muscular e gordura corporal presente no corpo do paciente, permitindo ao médico uma melhor avaliação quanto à composição corporal do indivíduo. No Centro Médico Matsumoto, na Quadra 05 CL 01 Loja 1-4 de Sobradinho, há diversos profissionais especializados e cuja capacidade encoraja a confiança dos pacientes.

 
Eu não consigo esses mesmos resultados pelo Índice de Massa Corporal (IMC)?

 

É comum as pessoas realizarem um monitoramento da sua composição corporal por meio do IMC, porém, este método apresenta falhas e limitações. Nem toda pessoa que detém um índice de massa corporal elevado está necessariamente obeso, um bom exemplo disso são os atletas que apresentam índices elevadíssimos, mas quando se efetua uma análise mais detalhada é percebido que o desequilíbrio é causado pela massa magra. Além deste exemplo, há episódios de pessoas da terceira idade que apresentam certa estabilidade quando aferido o IMC, mas quando submetido ao exame de densitometria dexa, percebe-se que houve uma perda considerável de massa magra em troca de tecido adiposo.

O exame de IMC não é capaz de estipular a distribuição e a redistribuição da composição corporal do paciente, decorrente do envelhecimento, assim como problemas ocasionados por doenças crônicas como obesidade.

 

Como é o exame de densitometria dexa?

 

A densitometria dexa é um procedimento efetuado com a ajuda de alguns aparelhos que avalia, diretamente, todos os compartimentos corporais, como:

·     Massa óssea;

·     Massa Muscular;

·     Massa gordurosa;

·     Quantidade de água presente no corpo;

Por se tratar de um exame não invasivo, é bastante simples sua realização para o paciente e não requer qualquer tipo de preparo com antecedência. Seu tempo de duração pode variar de 05 a 15 minutos, o que significa que o nível de exposição à radiação emitida pela aparelhagem é extremamente baixo, podendo se assemelhar a radiação que recebemos do sol em um dia do cotidiano.

No decorrer do exame o paciente deve permanecer imóvel, encima de uma maca, aguardando que o maquinário efetue todo o procedimento necessário. Esta técnica é completamente indolor.

 

Por que devo realizar uma densitometria dexa?

 

Este procedimento é considerando como um dos mais completos por uma porcentagem relativamente alta de profissionais relacionados à saúde. Por meio da densitometria dexa é possível distinguir, no resultado e consequentemente no diagnóstico, o que é osso, gordura e músculo, com precisão, no paciente. À vista disso, o é importante que a pessoa também leve em consideração a alta reprodutibilidade deste exame, assim como a exposição mínima a radiação ionizante.

 

Quais outros benefícios esse exame fornece?

 

Por meio de cortes realizados nas imagens fornecidas pelo maquinário, a densitometria dexa pode apresentar os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral, entre outros quando detalhando a medição de gordura. Já a avaliação da massa muscular aponta para as baixas na massa óssea, sarcopenia, riscos de fraturas, incapacidade motora, possíveis quedas e osteoporose.

 

Agende sua consulta no Centro Médico Matsumoto e realize seus exames e procedimentos com os melhores profissionais. Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal, e em Formosa, Goiás.