id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Densitometria Óssea | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa



Densitometria Óssea

 

            *Esse exame pode ser encontrado somente na unidade de Sobradinho - DF*  



Todo mundo sabe que com a idade os ossos do corpo humano vão enfraquecendo, o que nos deixa em alerta para com os idosos, pois qualquer queda pode resultar em fraturas que necessitarão de meses para consertar. Para melhor evitar tais “acidentes” é indicada a realização do exame denominado de densitometria óssea, já ouviu falar? Aqui no Centro Médico Matsumoto, situado na Quadra 05 CL 01 Loja 1-4 de Sobradinho, dispomos de profissionais altamente qualificados para lhe auxiliar nessa jornada.

 

O que é?

 

A densitometria óssea é o exame recomendando para avaliar e diagnosticar possíveis casos de osteoporose ou de outras doenças que atinjam os ossos do paciente. Este método de imagem é usado para medir a densidade mineral – aferida com base na concentração de cálcio – isto é, na “consistência” dos ossos. Esta técnica detecta qualquer redução que haja quanto à massa óssea de forma precoce e precisa, o que aponta para qual tipo de intervenção o paciente necessita efetuar. Além disso, ela viabiliza uma melhor avaliação quanto aos riscos de uma fratura.

As regiões corporais que estão mais suscetíveis a uma fratura e, por consequência, são avaliadas na densitometria óssea é: a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço do disco do rádio.

 

A quem é recomendado a densitometria?

 

O exame de densitometria é indicado aos casos de fatores de risco, como:

·      - Mulheres no período da menopausa;

·      - Pacientes que tenham osteopenia;

·      - Pacientes com tireoide;

·      - Sedentários;

·      - Fumantes;

·      - Pacientes com histórico familiar de fraturas;

·      - Pacientes com histórico familiar de osteoporose;

·      - Pacientes com doença reumática;

·      - Pacientes que tenham doenças gastrointestinais;

·      - Pacientes com cálculos renais;

·      - Pacientes que façam uso contínuo de corticóides;

·      - Pacientes que tenham hiperparatireoidismo primário;

Aqueles indivíduos que já tenham sido diagnosticados com osteoporose devem realizar este exame periodicamente como forma de verificar os avanços do tratamento. Além destes, é indicado a pessoas que tenham problemas hormonais ou que sejam acometidas por convulsões frequentes, visto que é comum a esses indivíduos terem problemas com osteoporose.

As mulheres que se encontram acima dos 65 anos de idade e os homens que tenham ultrapassado a faixa etária dos 70, recomenda-se a realização periódica do exame de densitometria óssea.

Esta técnica também é muito utilizada por pediatras para acompanhar o crescimento de crianças e adolescentes com o intuito de avaliar a massa óssea, a quantidade de massa magra e a porcentagem de gordura que o paciente detém para um complemento à avaliação clássica da idade óssea.

 

E como esse exame é feito?

 

Este exame é realizado com o auxílio de aparelhos que avaliam a coluna lombar, o terço distal do rádio e a região próxima ao fêmur – áreas mais suscetíveis a fraturas. A exposição do paciente a radiação é baixa, tendo em vista que o exame é efetuado de maneira bem rápida, podendo durar entre 05 e 15 minutos. O indivíduo permanece o tempo todo deitado sobre uma maca, imóvel, enquanto o aparelho registra as imagens radiológicas requisitadas pelo médico. É uma técnica indolor e não invasiva.

 

Eu preciso de alguma preparação antes de realizar uma densitometria?

 

Não há a necessidade de nenhuma preparação especial ou jejum para a realização do procedimento, apenas se recomenda que o paciente não tenha ingerido qualquer medicamento à base de cálcio nos dias que antecedem a densitometria óssea, uma vez que pode interferir no resultado do exame e, consequentemente, do diagnóstico. O paciente também é aconselhado a não trajar roupas que contenham metais, joias e vestuários afins.

Para além dessas recomendações a pessoa deve se atentar para o fato de não realizar um exame de contraste nos dias antecedentes ao da densitometria óssea, pois pode atrapalhar no resultado.

 

Algumas contraindicações

 

É de suma importância que o exame seja realizado quando um médico requisita, há casos de pacientes que é melhor evitar a efetivação da densitometria óssea, como:

·     Mulheres grávidas;

·     Pessoas que tenham realizado exame de contraste com iodo ou bário;

·     Pessoas com obesidade grave;

 

Ainda com dúvida?

 

Ligue já e agende uma consulta no Centro Médico Matsumoto! Você também pode marcar seus exames e procedimentos on-line! Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.