Início / Com queda de 35%, o Brasil é um dos líderes mundiais na redução do consumo de tabaco
O país se destaca após a implementação das medidas da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

O consumo de tabaco está diminuindo, apesar dos esforços da indústria do tabaco para comprometer o progresso, aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Brasil e a Holanda se destacaram pelo êxito na redução do consumo de tabaco, depois de implementarem as medidas estipuladas pela Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

O Brasil obteve uma redução relativa de 35% desde 2010 e a Holanda prestes a atingir a meta de 30%.

As tendências em 2022 mostram um declínio contínuo nas taxas de consumo de tabaco no mundo. Cerca de 1 em cada 5 adultos em todo o mundo consome tabaco, em comparação com 1 em cada 3 em 2000.

Embora os números tenham diminuído constantemente ao longo dos anos, o mundo chegará a uma redução relativa de 25% no consumo de tabaco até 2025, não alcançando a meta global voluntária de 30% de redução proposto em 2010. Apenas 56 países em todo o mundo atingirão essa meta, quatro países a menos em comparação ao relatório de 2021.

Pesquisas demonstram consistentemente que crianças com idades entre 13 e 15 anos estão utilizando produtos de tabaco e nicotina.

Para proteger as futuras gerações e garantir que o uso de tabaco continue a diminuir, a Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicará o Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, deste ano, à proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

O Ruediger Krech, diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS, afirma que “houve um bom progresso no controle do tabaco nos últimos anos, mas não há tempo para complacência. Estou surpreso com o quão longe a indústria do tabaco vai para buscar lucros às custas de inúmeras vidas. Vemos que, quando um governo pensa que venceu a luta contra o tabaco, a indústria do tabaco aproveita a oportunidade para manipular as políticas de saúde e vender seus produtos mortais”.

As 6 medidas de controle do tabaco são:
▪️ Monitorar o uso do tabaco e as políticas de prevenção.
▫️ Proteger as pessoas contra o tabagismo.
▪️ Oferecer ajuda para parar de fumar.
▫️ Avisar sobre os perigos do tabaco.
▪️ Aplicar proibições à publicidade, promoção e patrocínio do tabaco.
▫️ Aumentar os impostos sobre o tabaco.

Fonte: ONU

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail