id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Colposcopia | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Colposcopia 

                *Esse exame pode ser encontrado somente na unidade de Sobradinho - DF*

Sabe-se da importância dos cuidados íntimos da mulher para uma vida saudável e livre de doenças sérias como o câncer de colo do útero ou cervical. Para isso existem inúmeros exames que devem ser realizados periodicamente, como o exame de Colposcopia, além de ser imprescindível os acompanhamentos médicos regulares. 


O que é Colposcopia e o que esse exame avalia?

Colposcopia é o nome dado a um teste que avalia o colo do útero da mulher, bem como a vulva e a vagina de forma bem detalhada em busca de inflamações ou presença de doenças como HPV (papiloma vírus humano) ou até mesmo um câncer.

Seus resultados são obtidos imediatamente na maioria dos casos. Quando há a necessidade de biópsia é preciso de um laudo laboratorial mais detalhado, que fica pronto dentro de alguns dias após sua realização.

Geralmente esse diagnóstico é solicitado por médicos ginecologistas para pacientes que obtiveram um resultado anormal do exame de Papanicolau, que avalia e previne o câncer de colo do útero. 


O teste dura em média 10 minutos. Antes de realizá-lo é necessário tomar alguns cuidados e seguir as orientações médicas, que incluem: 


  • Não fazer a aplicação de cremes na vagina ou realizar ou duchas vaginais 48 horas antes do exame;
  • Não ter relações sexuais 48 horas antes do exame;
  • Não estar em período menstrual, pois ele afeta os resultados;
  • Esvaziar a bexiga e intestino, pois isso confere mais conforto durante o exame.


Para o procedimento, o ginecologista utiliza um instrumento popularmente conhecido como "bico de pato" para manter a vagina da mulher aberta. Logo após é introduzido o colposcópio e então o médico aplica produtos para identificar alterações na região. O método não é doloroso, mas pode gerar incômodo e um pouco de ardência em alguns pacientes.

Em alguns casos, conforme o médico analisa as situações da paciente ele pode realizar uma biópsia. Nesses casos um fragmento é recolhido para análises laboratoriais, que averigua se este pedaço de tecido é benigno, ou seja, não apresenta riscos de câncer ou se é maligno, apresentando riscos de câncer ou tumores que podem se espalhar pelo corpo.

O colposcópio utilizado no procedimento contém lentes de aumento em sua extremidade, imitando um binóculo, que permitem visualizar lesões impossíveis de se ver a olho nu.

Em casos de gestantes o procedimento também pode ser realizado, inclusive biópsias, pois não prejudica em nada nem causa dano ao bebê. Se houver realmente alguma alteração os tratamentos serão feitos após o nascimento da criança, sendo necessário um novo exame para avaliar possíveis alterações do quadro.

É comum, principalmente quando a biópsia é realizada, haver um leve sangramento vaginal e por conta da substância aplicada, chamada Lugol, pode haver também secreções de cor marrom por alguns dias. Mas não é preciso se preocupar, em poucos dias normaliza.

Ficou com alguma dúvida?

Procure um médico e se informe mais sobre o procedimento. O Centro Médico Matsumoto oferece esse e vários outros exames, contando com excelentes profissionais para te ajudar. Agende um horário conosco!

Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.