id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Cirurgia do Aparelho Digestivo | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Cirurgia do Aparelho Digestivo

 

O procedimento de cirurgia bariátrica é cada vez mais procurado, mas como toda cirurgia, precisa de cuidados e bons profissionais para que o resultado saia como o esperado. O Centro Médico Matsumoto localizado em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e Formosa, Goiás, realiza o procedimento de cirurgia bariátrica de forma especializada.

 

Conheça um pouco mais sobre o procedimento de cirurgia bariátrica.

 
O que é cirurgia bariátrica?


A cirurgia bariátrica é um procedimento onde são realizadas técnicas de diminuição do estômago para que o peso seja reduzido. Todo o procedimento é legalmente reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina. 
A cirurgia bariátrica também é conhecida como redução de estômago e cirurgia da obesidade, isso porque o seu público alvo são pessoas que não conseguem alcançar o emagrecimento com exercícios e dietas.

 

E sabemos que a obesidade é uma doença cada vez mais prevalente no Brasil, que pode se dar por condições genéticas, ou mesmo por hábitos alimentares ruins, associados com o sedentarismo. Por conta desses números cada vez maiores, a procura pelo procedimento de cirurgia bariátrica em Brasília e no Brasil como um todo, só aumenta.

 
Quem pode fazer esse procedimento de cirurgia bariátrica?

 

A cirurgia bariátrica é indicada para o tratamento de obesidade e de doenças agravadas por essa condição. Ela é considerada uma alternativa segura para as pessoas que desejam se livrar da obesidade. O procedimento é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40 ou IMC entre 35 e 40, com pelo menos duas complicações relacionadas.

 

A idade mínima para a realização da cirurgia bariátrica é 16 anos.

 

Lembrando que o procedimento nunca é indicado como uma primeira opção de tratamento.

 
Cuidados antes

 

Antes do procedimento serão feitos todos os exames, além da avaliação psicológica, se tudo estiver dentro do esperado o paciente é liberado para a realização da cirurgia. O local escolhido deve ter uma equipe multidisciplinar para toda avaliação, por isso o ideal é escolher um centro médico de referência, como o Centro Médico Matsumoto. Nesse período antes do procedimento a alimentação deve ser balanceada, e 24 horas antes do procedimento começa a dieta líquida. Os fumantes devem parar cerca de 30 dias antes.

 

Pós-operatório

 

No pós-operatório é preciso uma adaptação à nova condição, no começo é inserida uma dieta líquida, e o paciente sempre vai ter uma orientação multidisciplinar, pois o nutricionista também vai ter um papel muito forte para determinar os alimentos proibidos e permitidos.

 

A fase líquida dura cerca de 10 dias, e a dieta pastosa cerca de 30 dias. Depois disso começa a introdução da dieta normal.

 
Cuidados após a cirurgia

 

Os cuidados estão relacionados a alimentação, e também a prática de exercícios. Como citamos, a pessoa precisa estar pronta para uma nova condição de vida. Os especialistas recomendam que a cirurgia bariátrica seja feita apenas uma vez na vida, por isso a mudança de hábitos é tão importante.

 

Agora que você se informou sobre cirurgia bariátrica, que tal se informar das nossas outras especialidades? 

EXAMES RELACIONADOS
Endoscopia