id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Ceratoscopia Computadorizada | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa


Ceratoscopia Computadorizada 

            

                          *Esse exame pode ser encontrado apenas na unidade Sobradinho - DF*


Você conhece o exame de ceratoscopia computadorizada?

Este procedimento é um excelente instrumento para confirmar o diagnóstico de ceratocone. Vamos explicar primeiro o que é ceratocone e logo após vamos explicar como funciona o exame oferecido pelo Centro Médico Matsumoto e o tratamento.

Ceratocone

 

Trata-se de uma doença não inflamatória na córnea. A baixa rigidez do colágeno da córnea permite que a área central assuma uma forma cônica. Isso torna a córnea cada vez mais fina e irregular causando baixa visual não recuperável com óculos. Mas essa baixa visual pode ser corrigida com lentes de contato rígidas ou gelatinosas especiais.

Essa patologia aparece geralmente na adolescência ou em jovens adultos e progredindo até 35 ou 40 anos de idade. Normalmente a progressão dessa patologia é lenta, mas há períodos em que pode piorar rapidamente.

As causas do ceratocone ainda não foram identificadas, mas a origem é provavelmente genética e em mais de 90% dos casos afeta os dois olhos, porém geralmente um dos olhos é mais afetado.


Diagnóstico

 

Um excelente instrumento para o diagnóstico é o exame de ceratoscopia computadorizada. O procedimento é baseado em um princípio chamado Disco de Plácido.  Este utiliza a córnea como um espelho refletor e projeta uma série de anéis sobre ela. Esses anéis vão gerar mapas de curvatura que serão analisados pelo especialista.

 

Formas de tratamento


Se diagnosticada na fase inicial, quando o astigmatismo irregular ainda é pequeno, a correção pode começar a ser feita através do uso de óculos. Para estágios mais avançados o tratamento indicado é feito com lentes de contato.

As lentes de contato vão ajudar na melhora da visão, substituindo a superfície irregular da córnea por outra regular, mas não vão pausar a progressão da doença. O formato da lente vai depender da progressão do ceratocone, ou seja, será adaptado à forma em que se encontra a córnea.

Anéis Intraestromais Corneanos

 

Estes são indicados para pacientes que encontraram dificuldade visual com o uso de óculos e lentes de contato. A função dos anéis é regularizar a córnea diminuindo sua curvatura. O procedimento de implementação dos anéis é indolor, rápido e apresenta baixos índices de complicações.

É uma técnica reversível e reajustável, sendo na maioria das vezes necessário o ajuste ou a substituição dos anéis.

Crosslinking


Indicado para evitar o progresso do ceratocone, esse tratamento consiste em desepitelizar a córnea. Através da aplicação de anestesia tópica e luz UVA controlada, aumenta as ligações covalentes entre as fibras de colágeno da córnea. Deixando a córnea mais forte e estabilizando o ceratocone.

Esse procedimento é realizado apenas uma vez e ainda não existem estudos que mostrem a necessidade de repetição futura. Porém, a hipótese deve ser levada em consideração nos casos em que o procedimento é realizado em pacientes ainda bem jovens.

Transplante de córnea

 

O transplante é indicado para pacientes que apresentam o ceratocone avançado, que já não se consegue obter boa visão com lentes de contato nem com anéis intraestromais ou crosslinking. Também para pacientes que apresentam cicatrizes na córnea.

 

O transplante tem como finalidade a substituição da porção central da córnea afetada pelo ceratocone por uma córnea sadia doadora.

Os
exames e procedimentos citados e muito mais você vai encontrar no Centro Médico Matsumoto. Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.

Agende sua consulta!