OUTUBRO  ROSA 2019

CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO 

Em outubro, acontece a já conhecida campanha do Outubro Rosa, que traz à tona a conscientização e prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. A ação começou em 1990, em Nova York e em 2002 o Brasil aderiu a campanha, iluminando prédios, monumentos e locais importantes com a cor rosa.

CAUSAS 

Muito comum em mulheres acima dos 40 anos, o problema acontece devido a exposição ao hormônio estrógeno que está no auge com a chegada dessa fase na vida da mulher. A partir dos 50 anos, o risco pode ser ainda maior.

 

A obesidade, principalmente em mulheres após a menopausa, é outro grande fator de risco, pois o tecido gorduroso passa a atuar como uma fábrica de hormônios. A menstruação precoce também pode influenciar na vida das mulheres, pois é no início desse período que o corpo feminino passa a produzir quantidades ainda maiores do estrógeno, isso faz com que o hormônio fique mais exposto no organismo por mais tempo ao decorrer da vida.

SINTOMAS

Os sintomas podem variar de acordo com o tamanho e estágio do tumor, fazendo com que nem sempre apresente sinais. Quando é possível senti-lo apenas com um toque, pode significar que o tumor já está com uma lesão muito grande. Por isso, é importante fazer a mamografia com frequência para, caso diagnosticado com tumor maligno, inicie-se o tratamento adequado o quanto antes.

TRATAMENTO 

O tratamento varia de acordo com o estágio do problema que pode ir desde a quimioterapia, até a cirurgia de remoção do tumor. Em alguns casos, o médico pode incluir acompanhamento terapêutico. 

Compartilhe:
Comentários