Novembro Azul - O Centro Médico Matsumoto

Novembro Azul é o nome do movimento que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e as principais doenças que acometem os homens. O Centro Médico Matsumoto tem uma equipe referência em urologia em Sobradinho - DF e Formosa - GO e também adere a essa ação, mundialmente conhecida como Movember, criada em 2003, na Austrália.

 

No Brasil, o movimento começou em 2008, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU. O projeto promove atividades durante todo o mês de novembro, levando debates, palestras e ações ao público masculino. Algumas clínicas também oferecem exames de próstata gratuitos.

 

 

O objetivo da campanha

 

O Novembro Azul tem como objetivo conscientizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças relacionadas aos homens. Além disso, a campanha visa quebrar o preconceito em relação o exame de toque.

 

O procedimento envolve a palpação da próstata pelo reto, onde o médico urologista insere o dedo indicador, devidamente lubrificado e protegido por luva de látex. O exame é indolor, rápido e a forma mais eficiente de diagnosticar o câncer de próstata.

 

 

Câncer de próstata

 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer na próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens. É a causa de morte de mais de 28% da população masculina.

 

No início, a doença pode não apresentar sintomas aparentes e quando os sinais aparecem, significa que o problema está em fase avançada, dificultando a cura. Alguns dos sintomas são dores ósseas, problemas para urinar, sangramento na urina ou no sêmen, vontade de urinar com frequência, entre outros.

 

Entre os fatores de risco estão relacionados o histórico familiar de câncer de próstata em parentes de primeiro grau, a obesidade, a má alimentação e a raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer).

 

 

Prevenção e tratamento 

A melhor forma de garantir sucesso na cura contra o câncer é através do diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, todo homem a partir dos 45 anos precisa fazer exames periódicos, indo regularmente ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal que permite avaliar alterações da glândula, como endurecimento e a presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes que possuem o problema são diagnosticados somente por alterações notadas com o toque retal. 

Marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. O Centro Médico Matsumoto é referência em urologia em Sobradinho - DF e Formosa - GO. Nossos médicos irão indicar a melhor forma de tratamento. Além disso, possuímos tecnologia de ponta, incluindo a cirurgia robótica, permitindo o tratamento com cirurgias menos invasivas e recuperação rápida. Agende agora mesmo a sua consulta!

Compartilhe:
Comentários