Importância do Check-up Cardiológico

As doenças cardiovasculares estão cada vez mais presentes na vida do brasileiro, incluindo os mais jovens. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) , mais de mil pessoas morrem por dia devido problemas no coração. O alerta a prevenção através de check-ups pode reverter essa grave situação.

 

O check-up cardiológico é realizado através do exame clínico, físico e exames complementares. Feito por um cardiologista, tem o propósito de prevenir doenças cardíacas, podendo acompanhar a saúde do coração do paciente e orientá-lo a prevenção com melhores hábitos.

 

Durante o exame clínico, é avaliado a situação atual do indivíduo, incluindo hábitos de vida, hereditariedade, alterações cardiovasculares, entre outros.

 

Principais exames

 

  • Exames laboratoriais: É avaliado as dosagens de níveis de colesterol, triglicérides e glicemia do paciente. Outros fatores também podem ser avaliados de acordo com os resultados clínicos verificados.

 

  • Eletrocardiograma: Avalia o ritmo do coração, distúrbios na condução elétrica, sobrecargas das câmaras do coração e alterações da repolarização.

 

  • Teste ergométrico: Avalia o funcionamento cardiovascular quando submetido ao esforço físico. O procedimento irá evidenciar alterações que motivem a continuação da investigação complementar e detectar isquemia miocárdica assintomática. 

Quando fazer uma avaliação cardiológica?

 

- Após os 35 anos em pacientes sedentários;

- Antes de iniciar uma nova atividade física;

- Indivíduos com histórico familiar de cardiopatia;

- Pacientes com colesterol acima do normal;

- Pessoas diagnosticadas com algum fator de risco como hipertensão e/ou obesidade.

 

Estando tudo bem na avaliação cardiológica, os retornos ao médico podem ser feitos anualmente. É muito importante procurar um especialista ao notar qualquer alteração, pois algumas doenças são assintomáticas e só se manifestam quando já está em uma fase crítica.

 

Indivíduos que não mantém hábitos saudáveis como a alimentação balanceada, controle do peso, não fumar, sono reparador e a prática de atividade física estão sob um risco maior.

 

Algumas das doenças que podem ser diagnosticadas através da avaliação cardiológica são:

 

- Insuficiência cardíaca;

-  Arritmias;

- Hipertensão arterial;

- Distúrbios metabólicos como colesterol, triglicérides, diabetes e hipotireoidismo.

Nós do Centro Médico Matsumoto temos equipamentos de ponta para realizar exames com diagnósticos precisos. Somos referência em medicina, com ótimas estruturas localizadas em Sobradinho e Formosa.

 

Mantenha a sua saúde em dia e agende agora mesmo uma avaliação.

Compartilhe:
Comentários