Cuidados com a saúde no verão

Com a proximidade do verão é preciso redobrar a atenção com a saúde, evitando sustos e problemas que podem atrapalhar as tão esperadas férias de fim de ano. Neste período, aumentam as atividades realizadas ao ar livre, por isso, é preciso tomar alguns cuidados para evitar a desidratação, queimaduras pelo corpo e, até mesmo, o câncer de pele.

 

Para ter um verão mais seguro, evitando riscos de ter alguns desses problemas, existem dicas simples que podem te proporcionar um verão mais saudável e longe de doenças. Confira as nossas dicas!

- Use protetor solar

 

Durante o verão, devemos intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente e não somente nos momentos de lazer. Ele é o responsável por proteger a pele da radiação solar e evitar problemas como manchas, queimaduras e o câncer de pele. O protetor impede que os raios UV afetem a saúde da pele. 

O ideal é que seja usado o fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, distribuído uniformemente em todas as partes do corpo, sendo reaplicado a cada duas horas. Esse tempo pode diminuir se houver contato excessivo com a água.

 

- Evite o sol das 10h às 16h

 

Durante as horas mais quentes, deve-se evitar a exposição solar direta, pois neste período os raios solares são mais fortes, tendo um risco maior de queimaduras solares e a desidratação por conta da perda superior de água através da pele. O ideal é que as atividades sejam realizadas pela manhã, quando o dia está mais fresco. Além disso, deve-se fazer atividade física em locais com sombra.

 

- Beba muita água

 

Com as altas temperaturas o corpo libera líquidos com mais facilidade, sendo necessário o reabastecimento a todo momento. O ideal é sair sempre acompanhado de uma garrafa d'água, sendo a quantidade ideal a ser ingerida por dia cerca de 2 litros. Para se acostumar com a ideia, comece devagar, tente beber um litro por dia e vá aumentando a quantidade.

  

- Prefira os alimentos leves e saudáveis

 

Na hora das refeições, escolha alimentos mais leves, de fácil digestão. De prioridade ao consumo de frutas, legumes e verduras frescas. Fique atento a conservação dos alimentos, pois em épocas quentes a proliferação de bactérias que provocam intoxicação alimentar pode acontecer. 

Outra grande dica é fugir da vontade de comprar lanches dos vendedores de praia pois você não sabe como está a conservação do alimento. Se puder, leve seu próprio lanche. Coloque em um isopor ou bolsa térmica com gelo para manter a conservação. 

- Roupas e acessórios  

 

Além do filtro solar, usar chapéus e roupas leves e adequadas para os dias ensolarados é muito importante, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Outro acessório de extrema importância são os óculos de sol, que previnem a catarata e outras lesões nos olhos.  

Com esses cuidados simples você irá garantir um verão sem problemas. Caso vá tirar férias e quer saber como anda a saúde, agende agora mesmo uma consulta no Centro Médico Matsumoto e aproveite para tirar as suas dúvidas. 

Temos uma equipe especializada pronta para atendê-lo. 

Compartilhe:
Comentários