id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Biópsia de Próstata | Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Biópsia de próstata

*Esse procedimento pode ser encontrado nas unidades de Sobradinho - DF e Formosa - GO* 

Com certeza você já ouviu falar sobre o câncer de próstata não é mesmo? Você sabia que ele atinge milhões de homens aqui no Brasil? Esse câncer é o segundo mais comum entre eles e o número de incidência é de aproximadamente 36,9%.

 

Normalmente a doença atinge homens com idade de 60 anos ou mais, sendo que cerca de 75% dos casos ocorrem nessa idade. Os riscos se elevam se o paciente tiver algum parente de 1º grau que tenha apresentado a mesma doença em alguma fase da vida.

 

Como todas as outras doenças exigem, é necessário uma investigação e acompanhamento clínico. Estes cuidados podem prevenir o câncer.

 

Em casos de suspeita de um possível câncer o médico pode pedir um exame de Biópsia de Próstata. Os resultados necessários ajudam na verificação ou descarte da possibilidade da doença.

 
Mas que é uma biópsia de próstata?

 

A biópsia de próstata é um procedimento indicado por um médico urologista quanto à suspeita da presença de um câncer de próstata no paciente após uma avaliação clínica.

 

O exame é simples e é realizado por meio de amostras do tecido prostático que identifica a presença de células cancerígenas no organismo. A biópsia consiste na retirada de um pequeno fragmento de tecido da próstata para posteriores exames laboratoriais que irá informar se a amostra é benigna ou maligna.

 

Geralmente ele é realizado por via transretal (ânus-reto). O procedimento geralmente não é doloroso, mas pode ser desconfortável. No entanto não há com o que se preocupar, pois uma anestesia local ou uma leve sedação são realizadas durante o processo, livrando o paciente de qualquer dor.

 

O preparo antes do exame é fundamental para evitar complicações durante o procedimento. Ele inclui os seguintes cuidados, todos descritos pelo médico:

 

?     Fazer jejum completo algumas horas antes do exame (o médico prescreve quantas horas são necessárias);

?     Realizar limpeza do intestino;

?     Levar um acompanhante para auxiliar na volta a casa, pois se o paciente foi sedado, ele ficará um pouco tonto;

 

Os cuidados após a realização do exame envolvem:
 

?     Evitar exercícios ou esforço físico;

?     Não dirigir após o procedimento;

?     Tomar corretamente os remédios prescritos pelo médico;

 

Mesmo com as possibilidades de cuidados e visitas médicas regulares ao urologista, muitos homens não vão ao médico e não realizam anualmente o exame de toque retal ou exames de sangue que ajudam muito a prevenir possíveis complicações.

 

Juntos, esses exames são capazes de detectar de forma precoce mais de 90% dos tumores malignos da próstata.

 

Infelizmente os números ainda são tão preocupantes que uma campanha para alertar a todos sobre o câncer foi criada e chamada de Novembro Azul. Todo o mês de novembro é dedicado ao assunto que pretende levar o conhecimento e demonstrar formas de prevenção da doença para todos os homens.

 

Além de conscientizar, a campanha também age no intuito de quebrar o preconceito existente entre os homens de se realizar o exame de próstata (conhecido como exame de toque, realizado anualmente e que pode prevenir um câncer de próstata).

 

Você já fez seus exames de prevenção?

 

No Centro Médico Matsumoto você pode realizar todos os exames necessários. Estamos localizados nas unidades de Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.

 

Cuide-se, previna-se!