id="script-pht-phone" data-cookiedays="5"> Bioimpedanciometria| Matsumoto (61) 3487 1029
Há 10 anos cuidando da sua saúde
logo matsumoto
(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

(61) 3487-1029

Sobradinho

(61) 3631-1029

Formosa

Bioimpedanciometria

 

           *Esse exame pode ser encontrada nas unidades de Sobradinho - DF e Formosa - GO* 

Muitas pessoas do mundo dos esportes já ouviram falar algum dia sobre o exame de Bioimpedancia. Você sabe o que ele significa e o que avalia?

 

A Bioimpedancia é um exame que serve para avaliar o índice e composição de massa corporal de um indivíduo no momento em que o procedimento está sendo realizado. Sendo assim, ele é feito por muitas pessoas que desejam entender mais sobre como seu corpo funciona ou até mesmo para acompanhar a evolução corporal obtida após a realização de exercícios físicos frequentes.

 

Para tal avaliação é efetuada uma sutil passagem de corrente elétrica quase imperceptível pelo corpo do paciente. Este é considerado um dos exames mais completos para a identificação de informações nutricionais do corpo humano.

 

O exame pode ser realizado por meio de eletrodos adesivos colados ao corpo ou através de uma balança específica que emitirá todos os resultados necessários, ambos via computador.

 

Justamente por isso esse procedimento é bem comum em clínicas médicas e academias, em que o médico ou um personal consegue avaliar um tipo de dieta específico para cada pessoa, de acordo com suas condições, por exemplo.

 

O aparelho consegue identificar se é necessário ganhar massa muscular ou perder gordura corporal. Isso proporciona um tratamento individualizado para cada pessoa.

No Centro Médico Matsumoto existem profissionais qualificados e equipamentos de qualidade para realizar esse tipo de exame. Mas em primeiro lugar, vamos entender o que exatamente ele é capaz de avaliar no nosso corpo:

  • Peso corporal;
  • IMC (Índice de Massa Corporal);
  • Quantidade de gordura corporal;
  • Quantidade de massa magra presente no corpo;
  • Quantidade total de água no corpo (o exame consegue identificar quando uma pessoa   retém muito líquido por exemplo);
  • Relação cintura-quadril (através das medidas da cintura e do quadril é possível analisar     os fatores de risco que podem acabar se tornando doenças cardiovasculares);
  • TBM (Taxa de Metabolismo Basal) - se refere a quantidade mínima de energia que um        corpo precisa ter enquanto está em repouso.

 

São vários dados não é mesmo? E acredite, todos são muito importantes para a saúde física e nutricional do nosso corpo! Esses dados não são obtidos por todos os exames ou procedimentos, por isso a importância do exame de Bioimpedância. Nele é possível, por exemplo, verificar se há desidratação no corpo por falta de água.

 

Para a sua realização é necessário consultar um médico ou especialista, que orientará da melhor maneira como agir e se é preciso preparo. Alguns dos cuidados pré-exame frequentemente listados pelos médicos são:

  • Não ingerir alimentos 4 horas antes do exame;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cafeína durante 24 horas que antecedem o procedimento;
  • Para mulheres é aconselhável não estar no período menstrual;
  • Não realizar atividades ou esforços físicos um dia antes e nem no dia do exame.

 

O preparo adequado por parte do paciente faz toda a diferença para que os resultados sejam eficientes.

 

Acabe logo com a curiosidade e mistério. No Centro Médico Matsumoto você pode fazer seu exame de Bioimpedância e ficar atento à sua saúde corporal e nutricional. Realize também outros exames e procedimentos com nossos profissionais.

 

Estamos localizados nas cidades de Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e Formosa, Goiás. Ambas são cidades próximas a Brasília.