A neurologia tem um papel fundamental na avaliação, diagnóstico e tratamento de diversas doenças, como o mal de Alzheimer, aneurisma, AVC. Saiba mais!

A neurologia tem um papel fundamental na avaliação, diagnóstico e tratamento de diversas doenças, como o mal de Alzheimer, aneurisma, AVC, tumores no cérebro, depressão, problemas relacionados ao sono e diversas outras. 

 

A atuação desse profissional permeia diversas situações que aferam os nervos e os músculos. O médico neurologista trata princialmente doenças que afetam o cérebro e a medula espinhal, que consiste o sistema nervoso central (SNC). 

 

Para saber tudo dessa especialidade tão importante, o Centro Médico Matsumoto preparou esse artigo para você conhecer o que é, onde atua e as principais doenças que a neurologia trata. Boa Leitura! 

 

O que é neurologia? 

A Neurologia surgiu como uma especialidade da Medicina Interna, durante a segunda metade do século XIX, no hospital Salpêtrière, em Paris, França. Essa especialidade é considerada uma das mais complexas da medicina, por estudar e tratar o SNC, parte do corpo muito delicada. 

 

Além do SNC, a neurologia também é responsável por analisar e cuidar do tronco encefálico, os nervos periféricos e os músculos. Algumas doenças mais específicas que permeia essas áreas são destinadas a subespecialidades, como a neurogenética e neuroimunologia

 

Muitas doenças tratadas pelo médico neurologista não tem cura, por isso, em boa parte do tempo, o profissional atua aliviando os sintomas com a medicina paliativa. O médico orienta o paciente e os familiares e trabalha com outras especialidades para sempre cuidar do bem-estar de toda a família. 

 

O neurologista não realiza cirurgias, o responsável para isso é o neurocirurgião, especialista que se complementa e trabalha em conjunto para realizar o tratamento do paciente. Psiquiatras e psicólogos também podem fazer parte do processo terapêutico. 

 

Quando ir em um neurologista?

Por ser uma especialidade pouco conhecida pela maior parte da população, muitas pessoas não sabem quando procurar um neurologista. Pensando nisso, preparamos essa lista com os principais sintomas que o corpo avisa que tem algo de errado e que você deve passar por um neurologista. 

 

É importante procurar um clínico geral antes, para saber se o neurologista é realmente indicado ou se outro profissional será melhor qualificado. Confira: 

 

Dores de cabeça

Sentir dor de cabeça é algo normal, pode ter diversas causas, mas quando se torna algo constante precisa ter uma maior atenção, seja no seio da face, na parte de cima, nos músculos da cabeça, ou na base do crânio e do cérebro.

 

A causa da dor de cabeça pode ser um problema neurológico, mas também pode ser causada por outros problemas, como na vista. O importante é consultar um médico e identificar o motivo das dores. 

 

Dores crônicas

A dor crônica é uma condição frequente em muitos distúrbios neurológicos. Por isso, se você sente por meses ou até anos, pode ser resultado de alguma doença ou lesão. As dores crônicas podem trazer dormência em várias regiões do corpo, fraqueza e até problemas mais específicos, como na bexiga e intestino. 

 

A dor pode alterar as respostas do sistema cerebral, mudando o humor e causando estresse. Essas alterações nas redes neurais afetam diretamente o cérebro, em suas funções, estruturas e químicas. 

 

A qualidade de vida pode ser significativamente comprometida. Por isso, deve ser avaliada e tratada por especialistas. O clínico geral poderá te encaminhar para um ortopedista, neurologista e até reumatologista. 

 

Tonturas

A queixa de tontura é muito comum em pacientes que procuram o médico geral, ainda maior para os que procuram um neurologista. É uma reclamação muito comum e pode ser algo leve, mas também pode ser o indício de doenças graves, como o acidente vascular  cerebral (AVC), tumores cerebrais, entre outros.  

 

A tontura pode contemplar várias características, como flutuação, vertigem, desequilíbrio e outras. É importante consultar o médico neurologista para fazer exames e checar se está tudo certo. Quanto mais cedo identificar o motivo da tontura, mais fácil o tratamento. 

 

Problemas de sono

Insônia e outros distúrbios do sono, como dificuldade para manter o sono ou acordar muitas vezes durante a noite, pode ser sinal de alguma doença neurológica. 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% da população brasileira sofre com algum transtorno do tipo, sendo que os mais comuns são a insônia, roncos, apneia do sono e síndrome das pernas inquietas. 

 

Em qualquer sintoma dessas doenças, um neurologista deve ser procurado para procurar saber as causas e tratamentos. 

 

Dormência ou formigamento

Assim como as dores de cabeça, todo mundo sentirá dormência ou formigamento durante a vida, quando acontece esporadicamente e passa rápido, não tem com o que se preocupar. 

 

Porém, quando há uma certa recorrência ou permanência dos sintomas, pode ser um problema e uma consulta com o neurologista deve ser providenciada para se obter um diagnóstico a partir de exames. 

 

As causas da dormência e do formigamento pode acontecer por diversos motivos, para você entender os motivos, um neurologista é o profissional mais indicando para te auxiliar no tratamento. 

 

Problemas de memória e confusão

Para maioria das pessoas, é difícil identificar o esquecimento normal com problemas de memória. Você deve procurar um neurologista quando começar a atrapalhar o funcionamento da sua rotina, como perder compromissos, por exemplo.  

 

Uma desorganização pode até parecer ser apenas uma desorganização, mas por vezes é um problema de memória que deve ser tratado. O importante é você se policiar e entender se tem algo a mais que um simples esquecimento. 

 

Se você está na dúvida, procure um médico, melhor se consultar e não ter nada do que ter algo e nunca procurar o médico neurologista. 

 

Doenças Neurológicas

Agora que você já sabe quando procurar um neurologista, vamos te apresentar as principais doenças neurológicas, que apenas um centro médico completo e especializado pode tratar. 

 

As doenças neurológicas são patologias que afetam o sistema nervoso central e periférico, isso inclui o cérebro, a medula espinhal, os nervos e os músculos. Atualmente, já foram detectados mais de 600 tipos diferentes de distúrbio, que podem afetar a capacidade motora e a cognitiva. 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de seis milhões de pessoas morrem todos os anos por conta de doenças neurológicas. Existem diversas causas que podem levar a essas doenças, como fatores genéticos, lesões, sedentarismo, entre outros. 

 

Confira as principais doenças: 

 

Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Ocorre por conta da degeneração e morte das células e conexões das células cerebrais, prejudicando diversas funções mentais.

 

Essa doença não tem cura e a perda de memória e confusão são os principais sintomas. As pessoas também podem ter declínio mental, dificuldade em pensar e compreender, confusão durante a noite, confusão mental, delírio, desorientação, esquecimento, invenção de coisas, entre outros. 

 

Como não existe cura, o tratamento consiste em uso de medicamentos para melhorar a cognição e controlar temporariamente os sintomas. 

 

Aneurisma Cerebral 

O aneurisma cerebral acontece por conta de uma fraqueza no vaso sanguíneo do cérebro, que infla e se enche de sangue. Quando o vaso sanguíneo se rompe ou vaza, causa sangramento com riscos de vida. 

 

Quando não há rompimento desse vaso, geralmente não há sintomas, dificultando o diagnóstico. O controle da pressão arterial é fundamental para evitar o rompimento. 

 

Após o rompimento, o principal sintoma é uma dor de cabeça súbita e grave. Cuidados médicos dever ser providenciados com emergência quando acontece. Por isso, exames de check-ups, dieta balanceada e exercícios físicos são fundamentais para evitar o aneurisma, tanto o cerebral, quanto em outras partes do corpo, como na Aorta, intestino e joelho. 

 

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O AVC é causado por conta de um dano no cérebro devido a uma interrupção do fornecimento de sangue. Os sintomas geralmente incluem dificuldade para andar, falar e compreender as pessoas. Paralisia e dormência da face, do braço e da perna também são comuns. 

 

A OMS prevê que uma em cada seis pessoas terá o problema ao longo da vida. No Brasil, o Ministério da Saúde, afirma que uma pessoa falece em decorrência dessa doença a cada 5 minutos, o que gera mais de 100 mil mortes por ano. 

 

A doença acontece principalmente em homens e idosos. Fatores mais comuns são: pressão alta, diabete, colesterol alto, tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse. 

 

Depressão

A depressão é um conjunto de condições associadas a alteração do humor de maneira, que apresenta tristeza profunda sem nenhum motivo aparente. Falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa autoestima também são sintomas comuns de pessoas depressivas. 

 

Uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais podem levar as principais causas da doença. Os sintomas emocionais extrapolam a mente e causa diversos sintomas físicos e comportamentais, que varia de pessoa para pessoa. 

 

Geralmente, os tratamentos incluem medicamentos antidepressivos e terapias com especialistas. Em casos mais graves, onde a pessoa corre risco de tirar a própria vida, pode haver internação e uso de sedativos. 

 

Enxaqueca

A enxaqueca é caracterizada por dores de cabeça de intensidade variável, algumas vezes acompanhada de náuseas e sensibilidade à luz e a sons. Geralmente, a enxaqueca causa latejamento em uma área específica.

 

O tratamento é por meio de medicamentos, porém, exames devem ser feitos para detectar a causa certa e direcionar o melhor remédio. 

 

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Normalmente, a doença acomete pessoas jovens, na casa dos 20 e 30 anos, provocando dificuldades motoras e sensitivas.

 

Essa doença é mais comum em mulheres de pele branca e o diagnóstico necessita de  ressonância magnética.

 

Os sintomas são diferentes de pessoa para pessoa, alguns são a perda de visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. O tratamento é por meio de fisioterapia e medicamentos que suprimem o sistema imunológico. 

 

Neurologia Infantil 

O neurologista infantil ou neuropediatra é o responsável por estudar, cuidar e tratar doenças neurológicas em crianças. Normalmente, as crianças são encaminhadas para o especialista em neurologia infantil quando o pediatra ou professor tem alguma suspeita de doença relacionada a área. 

 

Essa especialidade abrange doenças e distúrbios da medula espinhal, cérebro, sistema nervoso periférico, sistema nervoso autônomo, músculos e vasos sanguíneos que afetam os pequenos. 

 

Quando a criança tem problemas que envolvam o sistema nervoso, é o neurologista pediátrico, que possui treinamento especializado e conhecimento adequado para conseguir diagnosticar a criança. 

 

As principais doenças tratadas por esse especialista no Brasil é enxaqueca, paralisia cerebral, doenças metabólicas e distúrbios neurodegenerativos. 

 

Os pais devem procurar o neurologista quando a criança apresentar sintomas, como dor de cabeça, dormência ou formigamento. Confusão mental e perda de memória. Distúrbios do sono e fraqueza muscular.

 

O neurologista acompanha todo o desenvolvimento neurológico da criança e adolescente, através de diversos tipos de exames. Além disso, ele analisa o progresso motor, cognitivo e de linguagem, permitindo assim, diagnosticar doenças e preveni-las. 

 

Além de tudo que falamos acima, é o neuropediatra que diagnostica, acompanha e trata as crianças e adolescentes, em fase escolar, que suspeitam de TDAH. 

 

O TDAH é uma doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Normalmente, começa na infância e pode persistir até a fase adulta. Esse tipo de doença pode prejudicar a autoestima, o relacionamento com pais e amigos, além de dificuldade na escola e trabalho. 

 

Os principais tratamentos, fora o uso de medicamento, é o acompanhamento com psicólogos e terapias em grupos, em que pode envolver a família em trocas de experiências. 

 

Onde se consultar com neurologista em Brasília? 

A neurologia é uma área bem delicada da medicina e você precisa se consultar com os melhores médicos especialistas para obter os melhores diagnósticos. O Centro Médico Matsumoto oferece serviços nas mais diferentes especialidades da área de saúde, incluindo a neurologia.

 

Nossa equipe conta com neurologistas em Brasília, com conhecimento de todo o sistema nervoso central e periférico para poder te indicar para o tratamento correto, bem como tratar de doenças que envolvem essa área. 

 

Nosso centro oferece mais de 100 exames visando atender as mais diversas necessidades do corpo humano, com um atendimento humanizado e de qualidade para a população de Brasília e entorno.

Somos a maior policlínica da região Norte de Brasília, conte com quem conhece do assunto, conte conosco, entre agora em contato com o Centro Médico Matsumoto!

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail