A mamografia é um teste rápido responsável por detectar tumores no seio, porém, não deve ser realizada por mulheres a qualquer momento.

A mamografia é um teste rápido responsável por detectar tumores no seio, porém, não deve ser realizada por mulheres a qualquer momento. 

A mamografia é um exame não invasivo, um tipo específico de radiografia das mamas capaz de mostrar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes até que estas lesões sejam palpáveis. Este exame também pode auxiliar a conferir a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores, assim como na conservação da mama, em caso de uma possível cirurgia.

Utilizando um mamógrafo (aparelho de raio X), realiza-se o exame através da compressão da mama, de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico. Essa compressão é necessária para que o exame seja efetivo, porém, pode gerar um certo desconforto.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama encontra-se em segundo lugar em recorrência, e em primeiro lugar em número de mortes de mulheres no Brasil. Detectar o câncer de forma precoce é a solução para um tratamento bem sucedido, e a mamografia é a melhor maneira para descobrir o câncer de mama antes mesmo que ele possa ser descoberto pelo exame clínico.

Fazer o autoexame é imprescindível, contudo, ele não serve de muita ajuda no diagnóstico precoce do câncer. Isso se dá porque um tumor na mama é palpável apenas quando não está mais em estado inicial.

Existem também outros fatores que podem causar alterações na mama, como:

  • Envelhecimento;
  • Menopausa;
  • Mudanças hormonais durante ciclos menstruais;
  • Ingestão de pílulas anticoncepcionais.

No caso de uma mulher encontrar alguma anormalidade em seus seios, é muito importante que ela consulte um médico o mais rápido possível e faça uma mamografia.

 

Com que idade é possível começar a fazer a mamografia?

Entre 35 e 40 anos

Esta é a idade em que as mulheres precisam realizar o primeiro exame, que servirá como base para analisar as condições da mama e comparar com exames futuros.

 

Dos 40 aos 50 anos

O médico é quem irá determinar a frequência da mamografia, conforme as condições da mama da paciente. 

 

Depois dos 50 anos

É indicado que a paciente realize o exame anualmente.

 

Quando não se recomenda a mamografia

  • Quando a paciente estiver grávida ou amamentando;
  • Caso a paciente tenha feito o exame e tenha obtido resultado normal em um prazo menor que 12 meses;
  • Caso a paciente tenha menos de 35 anos de idade e não faça parte do grupo de risco para câncer de mama.

O ideal mesmo é conversar com um profissional, falar sobre seu histórico familiar, suas características pessoais, para que ele possa traçar a estratégia de rastreamento mais eficaz para você.

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail